Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Com aumento de dependentes em SP, prefeitura lança plataforma de combate ao alcoolismo

Porcentagem de adultos que consumiram álcool de forma abusiva quase dobrou de 2006 para 2023; Modera SP avalia, conscientiza e propõe intervenções

Por Laura Pereira Lima
10 ago 2025, 06h00 •
modera-sp-alcoolismo
Modera SP: conscientização e prevenção (Modera SP/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O percentual de adultos que consumiram álcool de forma abusiva no município de São Paulo passou de 11,5%, em 2006, para 21,7%, em 2023. Com o crescimento dos atingidos, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a agência de marketing Auíri, lançou o Modera SP, programa integrado ao aplicativo e-saúde SP que faz avaliação e prevenção do consumo nocivo de bebidas alcoólicas.

    O projeto aplica um teste desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde para elencar o grau de risco do usuário (Baixo, Moderado, Alto Risco ou Possível Dependência) e propor uma intervenção breve e personalizada, com orientações práticas e dicas de redução de danos.

    Em casos mais graves, a plataforma encaminha o usuário à Unidade Básica de Saúde (UBS) – mais de 1.300 pacientes já foram encaminhados para as UBSs pelo programa.

    Após a avaliação, os usuários têm acesso a um “Plano de Mudança” com orientações personalizadas, conteúdos educativos sobre os efeitos do álcool, receitas de drinques sem álcool, mitos e verdades e vídeos com especialistas.

    modera-sp-alcoolismo
    (Modera SP/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    O Modera SP também disponibiliza a assistente virtual Susana, nome dado em homenagem ao SUS, que oferece informações sobre mitos e verdades do álcool, exercícios de respiração e atividades substitutas ao consumo de álcool.

    Até o momento, o ModeraSP registra 114,7 mil acessos, 75 mil usuários e quase 30 mil avaliações realizadas.

    Reconhecimento internacional

    A iniciativa foi finalista na 10ª Conferência Internacional de Saúde Pública Digital (Digital Public Health – DPH), que aconteceu entre no final de julho, na Ilha da Madeira, em Portugal. A premiação reconheceu parcerias eficazes e inovadoras em soluções digitais que impactam a saúde pública e teve a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

    Continua após a publicidade

    O ModeraSP também concorreu na categoria de Melhor Expansão e Escala (Scale-Up), que reconheceu iniciativas que cresceram com sucesso.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês