Avatar do usuário logado
OLÁ,

Laboratório vai destinar unidade inteira só para teste de Covid

Grupo registrou aumento de até 20 vezes na demanda diária por testes

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jan 2022, 18h16
Imagem mostra os swabs, cotonetes utilizados para coleta de material no teste para Covid-19 do tipo RT-PCR
Os swabs, cotonetes utilizados para coleta de material no teste para Covid-19 do tipo RT-PCR (Vesna Harni/ Pixabay/Divulgação)
Continua após publicidade

A explosão na procura por testes de Covid-19 levou o Grupo Alliar a destinar um laboratório inteiro só para testes para detectar a doença na cidade de São Paulo.

A unidade Ana Rosa do laboratório CDB, que fica na Vila Mariana (zona sul de São Paulo), foi a escolhida. A partir desta terça-feira (18) ela funcionará para atender clientes que tenham interesse em fazer teste rápido antígeno ou RT-PCR para detectar o novo coronavírus.

+Plataforma informa disponibilidade de vacina para criança em São Paulo

Segundo Ricardo Dupin, CEO da Alliar, os laboratórios do grupo registram um crescimento superior a 20 vezes na demanda de testes. Outro dado alarmante é que a positividade dos testes têm chegado a 60% em algumas regiões.

“Reforçamos nossa convicção de que as estratégias de proteção respiratória, cuidados preventivos e vacinação, associadas à prática de testagem para detecção rápida e precisa de pacientes com sintomas respiratórios e contactantes assintomáticos, são o caminho mais eficaz para combate e contenção da pandemia”, afirma o executivo, em nota enviada pela assessoria de imprensa.

A empresa informou ainda que têm estoques disponíveis para atender a demanda.

Continua após a publicidade

Escassez
Nem todas as redes de laboratórios têm conseguido manter os estoques. Levantamento do (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo) indica que 55% das instituições privadas têm exames somente para os próximos sete dias. A organização também diz que 16% indicam que o estoque pode acabar no prazo de 8 a 14 dias.

+Fernando Haddad testa positivo para Covid-19

A falta de exames levou a cidade de São Paulo a priorizar os testes de Covid-19 apenas para grupos de risco.

Publicidade