Diagnosticado com diabetes do tipo 1 aos 14 anos de idade, José Loreto realizou hoje (15) uma transmissão ao vivo para falar sobre a doença e ajudar a desmistificá-la. Em conversa com sua médica, o ator disse que leva uma vida saudável, mas também compartilhou episódios em que foi vítima da ignorância.
“Uma vez, eu estava tomando insulina em um restaurante, e o cara me olhou assim, ‘Você é artista, né? Tomando injeção, tomando drogas?’. Eu disse, ‘estou! Estou tomando insulina, preciso disso para viver. E você deveria ser mais razoável em vez de fazer uma pergunta tão petulante'”, relembrou Loreto, defendendo que diabéticos não devem ter vergonha de aplicar insulina em público — o objetivo, segundo o artista, é naturalizar o uso do medicamento no dia a dia das pessoas, inclusive quem não sofre com a doença.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
“Quando eu fico com hipoglicemia, é como se eu estivesse bêbado sem beber. Você vai ficando grogue”, explicou na transmissão ao vivo, realizada no Instagram. O ator falou sobre o problema ao relembrar um constrangimento que passou em uma aula de teatro. Um de seus professores achou que o ator estava sob o efeito de drogas, e não sofrendo com os efeitos da hipoglicemia. “Ele achou que estava debochando. Me arrastou pelo pé e me colocou para fora da sala”, disse. Loreto, no entanto, já desculpou a pessoa pelo caso.
O ator confessou que até a época da faculdade tinha vergonha da doença, chegando a tomar insulina escondido. Hoje, no entanto, ele acredita que a doença o ajudar a ser mais organizado e consciente: “Ela requer que eu seja dedicado comigo, me obriga a ter atenção com a saúde. Se não fosse diabético, talvez estaria mais relapso com meu corpo, minha saúde e minha alimentação”. Assista:
Dê sua opinião: E você, o que achou da transmissão ao vivo de José Loreto?