Janeiro branco: campanha alerta sobre cuidados com a saúde mental nessa época do ano

Veja dicas de especialistas de como lidar com questões que surgem no primeiro mês do ano

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 jan 2025, 13h49
Pedestre no viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo
Pedestre no viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo (Ciete Silvério/Prefeitura de SP/Divulgação)
Continua após publicidade

O começo de ano é tradicionalmente a época de retomada dos planos e quando as pessoas estão mais propensas a pensarem suas vidas, suas relações sociais, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. Para alertar sobre os cuidados com a saúde mental, a campanha Janeiro Branco é divulgada por órgãos oficiais e de saúde para conscientizar sobre a prevenção de doenças e transtornos mentais, além da promoção da saúde.

O tema da campanha em 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é fazer com que pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas apoiem ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.

Os cuidados com a saúde mental podem ser simples e feitos diariamente. Especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, listaram algumas práticas que podem ajudar a passar pelo mês de janeiro e seguir o ano com equilíbrio.

  • Defina prioridades – nem tudo precisa ser feito ao mesmo tempo, priorize o que é mais importante e divida suas metas em etapas menores. Dê um passo de cada vez.
  • Equilibre sua rotina  – reserve momentos para descanso, lazer e estar com quem ama. O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é essencial para a saúde mental.
  • Seja gentil com você – nem sempre as coisas saem como planejado e tudo bem. Reconheça suas conquistas, mesmo as pequenas e não se cobre além do necessário.
  • Fale sobre seus sentimentos – compartilhar suas emoções com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental pode aliviar o peso e trazer novas perspectivas.

A procura de um profissional também é apoiada e indicada pela campanha. O Janeiro Branco foi criado em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão. Atualmente, a campanha é oficial no calendário brasileiro desde 2023,  reconhecida oficialmente como lei federal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.