Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Idosos e crianças começam a ser vacinados nesta sexta (24) contra a gripe

Imunização será apenas para grupos prioritários e para aqueles que não se imunizaram na campanha regular deste ano

Por Clayton Freitas
Atualizado em 24 dez 2021, 15h18 - Publicado em 23 dez 2021, 18h36
Campanha de vacinação contra a gripe
Cidade de São Paulo teve surto de gripe (Tânia Rêgo/Agência Brasil/Veja SP)
Continua após publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo informou nesta quinta-feira (23) que a vacinação contra a gripe será retomada na cidade de São Paulo nesta sexta-feira (24), véspera de Natal, para crianças, pessoas acima de 60 anos, gestantes e puérperas –aquelas que deram a luz há 45 dias– além de lactantes.

As 400 mil doses da vacina contra a Influenza estão sendo distribuída às 469 UBSs (unidades básicas de saúde) e nas 82 AMAs/UBSs (Assistência Médica Ambulatorial/Unidades Básicas de Saúde) da rede. Elas irão funcionar das 7h às 19h. Esse é o primeiro lote de vacinas de um total de 1 milhão requisitado pela prefeitura ao Instituto Butantan.

No Dia de Natal, neste sábado (25), e no domingo (26), elas estarão fechadas. A vacinação contra a gripe será retomada na segunda-feira (27).

Segundo o informe técnico divulgado nesta quinta-feira, a vacina é destinada a pessoas que não receberam o imunizante na campanha de vacinação contra a gripe deste ano.

A campanha de vacinação contra a Influenza de 2021 imunizou 4,5 milhões de pessoas e cobriu 74,7% do público-alvo, cifra considera baixa por especialistas.

+Gripe se espalha para o litoral às vésperas de festas de final de ano

Continua após a publicidade

Segundo a médica Mônica Levi, diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), não é mais necessário aguardar o prazo entre as vacinas de Covid e gripe. Agora eles podem ser administrados independentemente do prazo em que a pessoa tomou qualquer um dos dois imunizantes.

A vacina contra a gripe que será oferecida a partir desta sexta-feira é a da campanha de 2021. Ela protege contra o vírus que estava em circulação, e não contra o atual, o H3N2 Darwin. Essa cepa recebe esse nome devido a cidade em que foi descoberta, na Austrália.

A gripe é uma doença com índice de letalidade entre 0,1% a 0,2%, muito inferior em relação a média de 1% a 2% do novo coronavírus SarsCov-2 (Covid-19). Entretanto, os efeitos da nova cepa estão provocando efeitos ainda mais severos nas pessoas contaminadas.

Especialistas dizem não haver evidências científicas de que a vacina da campanha desta ano ofereça proteção contra essa nova cepa.

Continua após a publicidade

Explosão de atendimentos

A quantidade de atendimentos nos pronto socorros da capital aumentou muito nos últimos dias. A soma de dezembro até o último 20 é 52% superior aos atendimentos realizados durante todo o mês de novembro.

+Amor na pandemia: histórias apaixonantes de casais que se uniram na crise

Segundo a pasta, em novembro foram registrados um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19. Neste mês, até terça-feira (20), foram 170.259 as pessoas que apresentaram quadro respiratório, sendo 79.482 suspeitos de Covid-19.

Às vésperas da festas de final de ano, a gripe se alastra pelo litoral. Em algumas cidades, tais como Santos, a quantidade de pessoas que procuraram auxílio médico relatando síndrome gripal aumentou 171%.

Continua após a publicidade

Comprovante

Pessoas com 60 anos ou mais e crianças a partir de 6 meses até 6 anos de idade devem apenas apresentar o documento de identificação e a carteira de vacinação.

Para as gestantes, além desses documentos, é necessário apresentar algum documento, tal como a carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico. No caso das puérperas ou lactantes, a declaração de nascimento da criança ou a certidão de nascimento.

A prefeitura não informou quando e se outras pessoas além do grupo prioritário receberão a vacina contra a gripe.

Publicidade