Avatar do usuário logado
OLÁ,

Morre adolescente com suspeita de febre maculosa

Ela estava no mesmo evento que as outras três vítimas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 jun 2023, 16h10 - Publicado em 14 jun 2023, 12h13
Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa.
Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa. (Jerry Kirkhart/Wikimedia/Creative Commons)
Continua após publicidade

Mais uma morte suspeita de febre maculosa é investigada no estado de São Paulo, informou o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). A vítima é uma adolescente de 16 anos que residia e estava internada em Campinas. Ela morreu na noite desta terça (13).

+Medicamento injetável é nova opção de prevenção contra HIV no Brasil

A jovem frequentou o mesmo evento que as três vítimas de febre maculosa nos últimos dias: o piloto Douglas Costa, 42, a dentista e namorada dele Mariana Giordano, 36, e Evelyn Santos, também dentista, 28. A festa aconteceu na Fazenda Santa Margarida. A adolescente estava acompanhando o pai, que estava ali a trabalho.

A febre maculosa é transmitida principalmente pela picada do carrapato-estrela, que pode ser encontrado em animais como capivara, bois e cavalos. 

Orientações

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que as pessoas que moram ou se deslocam para áreas de transmissão estejam atentas ao menor sinal de febre, dor no corpo, desânimo, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal e que procurem um serviço médico informando que estiveram nessas regiões para fazer um tratamento precoce e evitar o agravamento da doença.

Publicidade