Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Estado de São Paulo registra nova queda de índices de Covid-19

Casos, internações e mortes apresentaram retração mesmo 15 dias após o Carnaval

Por Clayton Freitas
23 mar 2022, 18h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A quantidade de casos de Covid-19, bem como a de internações e mortes, apresentaram nova queda no estado de São Paulo, segundo dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira (23).

    +Doria nega “salve geral” de traficantes para saída de fluxo da Cracolândia

    A média de casos da última 11ª semana epidemiológica –período usado pelas autoridades de saúde para monitorar as doenças e que foi de 13 de março a 19 de março deste ano– foi de 7 624, quantia 19,26% inferior aos 9 443 anotados de média na 10ª semana epidemiológica (de 6 de março a 12 de março).

    No mesmo período, a média de internações passou de 287 para 250, numa queda de 12,94%, e de 30,17% no número de mortes (de 116 para 81 entre uma semana e outra).

    “O efeito da vacinação protegeu a nossa população exatamente naquilo que se propôs: de evitar formas graves e fatais”, disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

    +SP terá “Domingão de Vacinação” contra a Covid e gripe no próximo dia 27

    A queda do número de casos ocorreu mesmo mais de 15 dias após o Carnaval (de 28 de fevereiro a 1º de março). Apesar de vetado no sambódromo e nas ruas, as aglomerações em festas levavam os especialistas a indicarem uma alta expressiva nos índices, o que não se concretizou segundo os números do governo estadual.

    Continua após a publicidade

    A redução dos índices já registrada na semana passada levou o governo estadual a desobrigar o uso de máscaras também em locais fechados, medida que passou a valer a partir da última quinta-feira (17) e é alvo de críticas de especialistas.

    Em todo o Estado de São Paulo estão internadas 2 110 pessoas, sendo 841 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e outras 1 269 em leitos de enfermaria. As atuais taxas de ocupação de leitos de UTI estão em 26,5% no caso do estado, e de 29,1% na região metropolitana da capital.

    +Filha do cantor Belchior é condenada a 9 anos de prisão por homicídio

    Ainda na coletiva de imprensa desta quarta-feira realizada no Palácio dos Bandeirantes, foi anunciada a antecipação da vacinação contra a gripe durante o “Domingão da Vacinação”, a ser realizado no próximo final de semana (dia 27, domingo), em todo o estado. Nesse mesmo dia a vacina contra a Covid-19 estará disponível para todas as faixas etárias, inclusive a quarta dose para pessoas de 80 anos ou mais.

    Publicidade

    Publicidade