Entenda mais sobre produtos indicados para aliviar sintomas da menopausa e climatério

A ginecologista Fabiane Berta analisa cosméticos, fitoterápicos e outros compostos no mercado

Por Luana Machado
17 mar 2025, 08h00
dra-fabiane-berta-menopausa
A médica especialista em menopausa Fabiane Berta (João Goulart/Veja SP)
Continua após publicidade

Ondas de calor, insônia, irritabilidade e suores noturnos são alguns dos sintomas da menopausa e do climatério, período de transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva do corpo feminino, que interferem na saúde e qualidade de vida das pessoas. Para aliviar os efeitos, existe uma gama de produtos no mercado, desde itens à base de amora até novos compostos fitoterápicos. Porém, é preciso saber como administrá-los e quais efeitos eles podem ocasionar em um organismo que passa por essas mudanças. Para esclarecer o assunto, a Vejinha conversou com a ginecologista e obstetra Fabiane Berta, especialista em menopausa formada pela Faculdade de Medicina da Santa Casa. Confira entrevista abaixo.

Produtos que utilizam a amora na composição são indicados para amenizar os sintomas do climatério?

Compostos bioativos com base na amora, tanto chás quanto a tintura de amora, podem sim aliviar os sintomas da menopausa por conta da composição dela. Esses produtos feitos a partir da amora são fitoestrogênios, substâncias que mimetizam a ação do estrogênio no organismo pela via dos receptores. Por isso, eles reduzem os calores, a irritabilidade, por exemplo.

Como esses produtos devem ser administrados em pacientes na menopausa?

Os chás são indicados uma vez ao dia. Geralmente pedimos, em decorrência do incômodo que alguns sintomas geram, que o chá seja gelado para trazer um alívio sensorial para a pessoa. Já a tintura de amora é recomendado diluir de 20 a 30 gotinhas em um copo com água e administrar isso duas vezes ao dia. Também é preciso tomar cuidado para não exagerar nas doses. Apesar de natural, esses produtos mimetizam os receptores hormonais e é preciso cuidado. Indicamos que o uso acompanhe as refeições, como o almoço e o jantar.

Vitaminas, aminoácidos e cápsulas vitamínicas também são recomendados para uso constante?

Para tratar pessoas na menopausa, nós temos que trazer equilíbrio para o terreno biológico, ou seja, para o metabolismo. Por isso, as vitaminas são essenciais, principalmente a B12, que está relacionada ao equilíbrio do ferro, da ferritina e do intestino; a C, porque traz benefícios imunológicos e ajuda no alívio da irritabilidade e da pressão cardiovascular; além das vitaminas E e D, importantes para os ossos.

 Existem inclusive alguns compostos, patentes novas, que são blends fitoterápicos muito interessantes. Tem um novo composto, o EVA, que chegou agora no Brasil e é feito de shatavarinas, que são plantas, e vem da base da medicina ayurvédica. Ele tem uma composição sinérgica com os receptores de estrogênio do corpo e prolonga a longevidade ovariana. Está sendo muito recomendado para a perimenopausa. Os ácidos graxos e aminoácidos também são super essenciais para atividades metabólicas e a manutenção da saúde celular na menopausa. 

Continua após a publicidade

Existem cosméticos no mercado que afirmam contribuir para a saúde dos cabelos e pele na menopausa. Esses produtos podem realmente auxiliar?

Os cosméticos ajudam a nível de função colagenosa. Um cosmético ele foca na perda do colágeno: trazer um viço para a pele e melhoras na composição capilar ou unha. A menopausa impacta na flacidez, que é decorrente da queda dos níveis de estrogênio no corpo. O uso de cosméticos também tem um benefício na saúde mental, para a pessoa se sentir mais confortável com a aparência. 

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.