Dia Mundial de Combate ao Câncer: crescimento de doença no intestino entre jovens preocupa
Câncer colorretal é responsável por 15% da incidência da doença em pessoas com menos de 50 anos

O Dia Mundial do Câncer é celebrado nesta terça-feira (4) e foi idealizado como uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que em 2025 o país registrará cerca de 700 mil novos casos de câncer, com a doença no intestino registrando crescimento preocupante em prevalecia, inclusive entre adultos jovens.
Estudos do Global Cancer Observatory, vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que o câncer colorretal é responsável por 15% da incidência da doença em pessoas com menos de 50 anos.
Segundo Thiago Jorge, coordenador do setor de tumores gastrointestinais do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, tumores de intestino têm aparecido em idades cada vez mais precoces.
“Isso é um dado alarmante. Muitas vezes, o diagnóstico é feito de forma tardia porque ainda há uma percepção equivocada de que jovens não estão suscetíveis a esse tipo de doença”, alerta o especialista.
O oncologista ainda ressalta que tumores de pâncreas, fígado e nas vias biliares também têm se tornado mais comuns nos últimos anos e merecem ter uma atenção geral da população.
Fatores como histórico familiar, obesidade, sedentarismo e alimentação rica em ultraprocessados estão entre as principais causas atribuídas ao crescimento de casos.
A exposição prolongada a poluentes, microplásticos, resíduos tóxicos e substâncias químicas presentes em pesticidas, por exemplo, está cada vez mais associada a alterações genéticas e ao surgimento de tumores.
“O impacto do ambiente, combinado com hábitos pouco saudáveis, cria um cenário ainda mais desafiador para o controle e a prevenção do câncer na população jovem”, afirma o oncologista.
O Ministério da Saúde fez uma lista com 12 dicas para se prevenir contra o câncer. São elas:
- não fumar;
- adotar uma alimentação saudável;
- manter o peso corporal adequado;
- praticar atividades físicas;
- amamentar;
- realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
- vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
- vacinar-se contra a hepatite B;
- evitar bebidas alcoólicas;
- evitar carnes processadas;
- evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
- evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.