Covid-19: Em São Paulo, mortes dobram em janeiro em relação a novembro
O mês de dezembro já indicava a tendência de alta; estado está com quarentena mais rígida em todas as regiões
A situação da Covid-19 continua preocupante no estado de São Paulo. De acordo com dados do governo estadual, o mês de janeiro já dobrou o número de mortes e novos casos da doença em comparação a novembro. Em relação ao mês de dezembro, houve alta de 15% nas internações e 11% em óbitos.
São 252.956 casos e 5.121 mortes até este dia 26. Em novembro, os números foram de 125.526 casos e 2.784 mortes. Dezembro já indicava alta: foram 220.664 casos e 4.622 mortes.
Ao anunciar medidas mais restritivas no estado, o governo de São Paulo afirmou na sexta (22) que o sistema de saúde poderia colapsar em 28 dias sem ações para barrar o avanço do coronavírus. Por isso, todas as regiões definidas pelo Plano São Paulo estão com a quarentena mais rígida.
Por pelo menos duas semanas, as regiões do estado que estão na fase laranja passarão a seguir as regras da fase vermelha das 20h às 6h em dias úteis, feriados e finais de semana. As demais áreas já estão na fase vermelha, a mais restritiva. A nova reclassificação acontece no dia 8 de fevereiro.
Na fase laranja estão: Grande São Paulo, Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Piracicaba, Registro e São João da Boa Vista. Estão na fase vermelha as regiões de Bauru, Barretos, Marília, Franca, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté.