Carnaval 2025: “doença do beijo” pode atrapalhar a diversão

Nome popular para a mononucleose, enfermidade pode ser transmitida pelo contato com a saliva ou compartilhamento de copos, garrafas e latas de bebidas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 fev 2025, 09h00
carnaval rua sp
Carnaval de rua de São Paulo tem recorde de blocos inscritos (Secom SP/Divulgação)
Continua após publicidade

Os beijoqueiros de plantão devem ficar atentos aos excessos cometidos durante o Carnaval. Isso porque, além de muita festa, o período pode trazer algumas doenças, que se proliferam facilmente no meio da multidão. Conhecida popularmente como “doença do beijo”, a mononucleose é uma delas.

Causada pelo vírus Epstein–Barr (da família do herpes), a doença é transmitida por meio dos fluídos corporais e afeta os glóbulos brancos – responsáveis pela defesa do organismo.

A pessoa infectada pode apresentar sintomas de uma gripe forte, que tendem a sumir com o passar dos dias. De acordo com Sara Mohrbacher, médica clínica geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a mononucleose costuma provocar febre, fadiga, dor no corpo e na garganta e inapetência, além de provocar a formação de gânglios na região cervical.

“Ela afeta o organismo de maneira sistêmica e pode causar hepatite leve [ou alteração no fígado]”, afirma a médica. Na maioria dos casos, a doença se cura sozinha, mas isso pode levar até quatro semanas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.