Avatar do usuário logado
OLÁ,

Casos da variante Ômicron são identificados no Brasil

Homem que estava na África do Sul e sua mulher tiveram resultado positivo para a variante

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 nov 2021, 18h24 - Publicado em 30 nov 2021, 18h03
Imagem mostra representação de vírus em formato de esfera, cinza com glóbulos vermelhos, laranjas e brancos na área da esfera.
Representação gráfica do vírus da Covid-19.  (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na tarde desta terça-feira (30) que dois brasileiros apresentaram resultado positivo para a variante Ômicron do novo coronavírus. A testagem foi realizada pelo laboratório Albert Einstein e confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz.

+ Japão fecha fronteiras para estrangeiros por nova variante ômicron

O caso positivo é de um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou no aeroporto internacional em Guarulhos, São Paulo, no dia 23. O passageiro portava resultado de RT-PCR negativo e ia voltar para o país africano no dia 25 e ia fazer novo teste, acompanhado de sua mulher, para poder embarcar. Nesse novo teste os dois testaram positivo para a Covid-19 e foi feita a comunicação ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

O laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético das amostras e notificou a Anvisa sobre os resultados positivos e informou hoje que tratava-se da nova variante.

+ “Não é hora de falar de Carnaval”, diz secretário da Saúde de SP

Continua após a publicidade

“Diante da identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, a Rede CIEVS, ligada ao Ministério da Saúde, deve monitorar casos de acordo com o sistema de vigilância vigente no Brasil, para avaliação das condições de saúde e direcionamento dos indivíduos aos serviços de atenção à saúde, bem como para adoção das medidas de prevenção e controle da Covid-19”, destacou a Anvisa em nota.

A entrada do passageiro no país foi anterior à edição da portaria Interministerial que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul.

Com Agência Brasil

Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade