Avatar do usuário logado
OLÁ,

Casos de sarna são identificados em jovens da Fundação Casa em SP

Associação denuncia que jovens passam por avaliação superficial

Por Agência Brasil
14 jul 2023, 21h18
Fachada da Fundação Casa Guaianazes II, na Zona Leste de São Paulo.
Fachada da Fundação Casa Guaianazes II, na Zona Leste de São Paulo. (Rovena Rosa/Agência Brasil/Creative Commons)
Continua após publicidade

A Fundação Casa informou que foram identificados 12 casos de sarna entre os jovens internos de seis unidades da instituição no estado de São Paulo, nos últimos dois meses.

Segundo a instituição, os jovens diagnosticados receberam o tratamento e passam bem. Foram adotadas também medidas sanitárias para evitar novos casos da doença.

+ Após morte por meningite, hospital da Grande SP é acusado de negligência

“A fundação também determinou a revisão de todos os procedimentos de higiene e saúde nos seis centros onde os casos foram registrados e instaurou uma apuração preliminar para esclarecer todos os fatos relacionados a essas ocorrências”, informou, em nota.

Em relação à higienização das roupas dos adolescentes, a fundação informou que segue rigoroso processo de higienização, recomendado pelo Manual de Processamento de Roupas de Lavanderia da Vigilância Sanitária, com oito estágios para a limpeza: umectação, pré-lavagem, lavagem, aplicação de alvejante, neutralização, enxágue e secagem.

Continua após a publicidade

O presidente da Associação dos Servidores da Fundação Casa do Estado de São Paulo (Afcesp) apontou a necessidade de avaliação médica dos jovens assim que chegam em alguma unidade da instituição. Segundo ele, a avaliação de saúde inicial é feita superficialmente, apenas com perguntas e respostas.

“O jovem internado quando chega não tem uma receptiva de um médico. O que a gente está pedindo que se vincule [a chegada com exame médico]e que se mude”, disse.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade