Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Três regiões de SP têm aumento de mortes por Covid-19

Barretos teve alta de 457% durante a semana, mas revisão das fases em cada área passou a ser mensal, o que impede regressão

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 set 2020, 19h00 • Atualizado em 27 Maio 2024, 17h32
Enfermeira aplica teste de PCR para a Covid-19
Entidade alerta que alta demanda pode levar a falta de testes (Rovena Rosa/ Agência Brasil/Divulgação)
Continua após publicidade
  • No estado de São Paulo, três regiões tiveram piora no número de mortes por Covid-19 nesta semana: alta de 15% em Franca, 68% em Araraquara e, em Barretos, 457%. Essas cidades não voltarão para a Fase Laranja (fase mais rígida que a atual) por conta de uma atualização nas regras do Plano São Paulo, o sistema de flexibilização da quarentena.

    +Assine a Vejinha a partir de 6,90 

    Desde a última sexta-feira (11), o plano passou a ser revisado mensalmente. A regra anterior previa revisões por semana (em caso de piora) ou a cada duas semanas (em caso de evolução).

    O governador João Doria (PSDB) disse nesta sexta-feira (18) que as mudanças extraordinárias serão feitas em casos “muito específicos, de emergência” e que este não é o caso das três áreas que tiveram piora nesta semana.

    Continua após a publicidade

    “Nós já havíamos anunciado no início desta semana que a reavaliação do Plano SP passaria a ser mensal, e não mais quinzenal. O que não nos desobriga de manter a atenção e, em casos muito específicos, de emergência, fazer análises e mudanças quão rápido necessário. Não é o caso ainda”, disse.

    Continua após a publicidade

    Segundo José Medina, coordenador do centro de contingência contra Covid-19 em São Paulo, essa “mudança extraordinária” só vai ocorrer caso os indicadores mostrem que a região deva voltar direto para fase vermelha da quarentena. “A qualquer momento essa reclassificação pode ocorrer, pra fase vermelha, ela é analisada durante a semana e a decisão é tomada sexta-feira. Nesta sexta-feira, hoje, não tem nenhuma região que foi reclassificada pra fase vermelha”, afirmou Medina.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês