Anvisa finaliza processo regulatório da vacina contra a dengue
Imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan é o primeiro de dose única contra a doença
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) oficializou a conclusão do processo regulatório da vacina contra a dengue do Instituto Butantan. O registro do imunizante foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8).
Com isso, a vacina, que será ofertada apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pode começar a ser produzida e comercializada.
Em comunicado, a agência destaca que o imunizante “passou por todas as etapas de análise técnica e regulatória previstas na legislação sanitária, garantindo sua segurança, qualidade e eficácia”.
Chamada de Butantan-DV, ela é tetravalente, ou seja, foi produzida para imunizar contra os quatro sorotipos da doença e é de dose única. “A tecnologia utilizada pelo novo imunizante é a de vírus vivo atenuado, que é segura e já empregada em diversas outras vacinas em uso no Brasil e no mundo”, afirmou a Anvisa.
A faixa etária recomendada é de 12 a 59 anos, o que pode ser ampliado. Agora, vão ser realizados estudos adicionais e monitoramento ativo do uso pela população.
Desenvolvimento
A vacina foi feita em uma parceria com a chinesa WuXi Vaccines e apresentou eficácia de 74,7% contra a dengue sintomática em pessoas entre 12 e 59 anos. Além disso, ela possui 89% de proteção contra formas graves de dengue.
O instituto pretende disponibilizar 30 milhões de doses em 2026, sendo que em novembro havia 1 milhão de unidades preparadas para distribuição.





