Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

As novidades tecnológicas das academias da capital

O XBody, por exemplo, é utilizado há anos por atletas de alto desempenho, como o atacante Karim Benzema, do Real Madrid

Por Gabriel Bentley Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 jun 2017, 16h33 - Publicado em 15 jun 2017, 17h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A paulistana Isabel Penteado, de 36 anos, coordenadora de uma ONG na capital, buscava uma rotina de treinos que não fosse tão pesada, mas tivesse resultados rápidos. Até que conheceu a TecFit, aberta em março no Brooklin. Ali, a turma malha usando um macacão de neoprene, de 3,5 quilos, cheio de eletrodos que dão “choquinhos”. Desenvolvido na Colômbia, o produto, chamado XBody, é utilizado há anos por atletas de alto desempenho — um deles é o atacante Karim Benzema, do Real Madrid.

    O equipamento chegou no início deste ano às academias da capital, com a promessa de oferecer, em vinte minutos, os resultados de uma hora e meia de treino convencional. Isso é possível, segundo Felipe Castro, sócio da TecFit, porque o traje estimula 350 músculos de uma só vez, com gasto de até 400 calorias nesse período. “Enquanto se realizam os movimentos, a pulsação elétrica cria uma resistência maior sem o uso de pesos.

    bike_4
    Aula com o simulador SPIVI: bikes personalizadas (Alexandre Battibugli/Veja SP)

    Assim, o risco de lesões é bem menor”, explica Castro, que investiu 500 000 reais para abrir a primeira academia exclusiva com esse equipamento. “Senti diferença com apenas algumas aulas”, garante Isabel.

    A tecnologia também está disponível desde janeiro na Les Cinq Gym, no Jardim América, frequentada por famosas como a miss Brasil Raissa Santana e as atrizes Claudia Raia e Fernanda Souza. “Entre os treinos que já pratiquei, esse é o que dá melhores resultados”, elogia Fernanda, que está em cartaz na metrópole com o espetáculo Meu Passado Não Me Condena, no Teatro das Artes.

    Continua após a publicidade

    Outra novidade no mundo fitness é o SPIVI, um simulador 3D que envolve os alunos em uma corrida ou um ciclismo virtual, como se estivessem dentro de um videogame. O software, que custa 10 000 dólares, ainda personaliza a bicicleta ou a esteira com os dados pessoais do esportista, como frequência cardíaca e histórico de desempenho. A engenhoca está disponível desde 2016 na Ride State, na Vila Olímpia, e na rede Bodytech, e chegou à Les Cinq Gym em maio. “Dá para pesar mais ou menos nos exercícios em áreas específicas do corpo, de maneira individualizada”, diz Rodrigo Sangion, dono da Les Cinq Gym.

    Bodytech. ☎ 3849-0184. Pacotes a partir de 685 reais;
    Les Cinq Gym. ☎ 3213-2077. Pacotes a partir de 480 reais;
    Ride State. ☎ 3044-5475. 49,79 reais (aula avulsa) e pacotes a partir de 239 reais;
    TecFit. ☎ 3796-0900. A partir de 225 reais

    Publicidade

    Publicidade