Avatar do usuário logado
OLÁ,

“A Vida em um Dia” traz registros de gente comum ao redor do mundo

Tristezas e alegrias, pobres e ricos, sarados e doentes se unem num documentário de sentimentos plurais

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 1 jun 2017, 18h17 - Publicado em 21 abr 2012, 00h50
Cinema - A Vida em Um Dia - 2266 - 1
Cinema - A Vida em Um Dia - 2266 - 1 (Divulgação/)
Continua após publicidade

Tudo começou com uma ideia fascinante, cujo resultado não fica atrás. Numa parceria do YouTube com os irmãos cineastas Ridley (“Gladiador”) e Tony Scott (“O Sequestro do Metrô 1 2 3”), milhares de pessoas pelo mundo aderiram a uma convocação. Os internautas deveriam postar imagens de algo ocorrido nas 24 horas do dia 24 de julho de 2010. Também responderiam a três simples questões: o que há no seu bolso, o que você ama e do que tem medo?

A aceitação foi incrível. De 192 países, chegaram 80.000 vídeos, representando 4.500 horas de gravação. A tarefa do diretor escocês Kevin Macdonald (de “O Último Rei da Escócia”) foi dificílima. Era preciso sintetizar o material bruto em apenas 95 minutos. Embora lançado tardiamente e em sessão única no Frei Caneca Espaço Itaú de Cinema, o documentário “A Vida em um Dia” consegue arrebatar pela simplicidade do projeto. Trata-se de registros domésticos de gente como a gente.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

Não há padrão de sequência nem de formato. A fita começa e termina sob uma bela lua cheia. Em seguida, surgem cenas do cotidiano: espreguiçar, escovar os dentes, tomar o café da manhã sem pressa… afinal, era um sábado. Às vezes, o diretor acelera a montagem para mostrar imagens com o mesmo efeito, como focar os próprios pés caminhando, por exemplo. Em outra direção, o realizador deixa fluir personagens e suas surpreendentes histórias. Aí aparecem o indiano ganhando a vida como jardineiro em Dubai, o pequeno engraxate peruano, a senhora de Bali encarregada de abençoar casas, um fotógrafo do Afeganistão mirando as lentes para o dia a dia em Cabul.

Continua após a publicidade
Cinema - A Vida em Um Dia - 2266 - 2
Cinema – A Vida em Um Dia – 2266 – 2 ()

Tristezas e alegrias, pobres e ricos, sarados e doentes se unem num filme de sentimentos plurais. Impossível não ficar chocado com o abate de um boi na Itália ou compartilhar a felicidade de um americano ao revelar ser gay para sua avó pelo telefone. Dos fatos curiosos, são marcantes o ciclista coreano que visitou mais de 190 países em nove anos e a paupérrima família de um viúvo árabe vivendo num cemitério. O Brasil está lá, representado por um pai de câmera na mão desmaiando no nascimento do filho.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade