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OLÁ,

“Convite à Viagem”: caldeirão de talentos no Itaú Cultural

Mostra do programa Rumos traça novo mapa da produção emergente

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 17h23 - Publicado em 16 fev 2012, 23h50

Fonte de revelações da arte brasileira, o programa bienal “Rumos Artes Visuais”, do Itaú Cultural, apresenta sua mais recente seleção. Doze curadores, coordenados pelo crítico Agnaldo Faria, viajaram país afora para mapear o melhor da produção atual. Do total de 1.770 nomes inscritos, restaram 45 artistas. Convite à Viagem reúne 126 obras deles, em suportes variados. Nem a ausência de um tema central forte atrapalhou o bom resultado da montagem, valorizada pela eficiente cenografia de Marta Bogéa, labiríntica sem ser confusa.

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Logo no início do percurso, Thiago Honório intriga o espectador com a instalação “Imagem”. Nela, a cabeça de uma estátua de roca do século XVIII está num cubo de vidro, sobre um espelho. O visitante enxerga seu corpo com outro rosto. Ironia é a arma escolhida por Isabel Ramil no vídeo “Coca-Cola Êra-Êra”, no qual uma mulher aparece nua atrás de uma cerca, enquanto o som transmite a narração de um rodeio.

Há ótimos resultados também na pintura. Regina Parra aborda os limites da representação visual ao criar a partir de cenas captadas por câmeras de segurança, enquanto Fábio Baroli impressiona pela técnica na série “Sujeito da Transgressão”, inspirada no conceito de voyeurismo. Thiago Martins de Melo, por sua vez, retrata a si mesmo em um sonho surreal no caótico óleo “A Herança de Inoco ou a Cama de Ulisses”.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

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