Os Jogos Olímpicos de Paris estão a todo vapor, e o Brasil vem alcançando medalhas a cada dia de competição na França — neste sábado (3), conquistamos dois bronzes, no judô e no boxe feminino, e uma prata, com Rebeca Andrade.
Com o resultado alcançado na final do salto feminino, a ginasta se tornou a atleta brasileira com mais medalhas na história do nosso país, ao lado dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael. São cinco medalhas na sua coleção, duas em Tóquio, em 2021, e três nesta edição das Olimpíadas.
A atleta de Guarulhos, que tem 25 anos, também igualou o recorde do canoísta Isaquias Queiroz com mais pódios em uma só edição: três. Andrade ainda disputará mais duas finais na segunda (5), da trave, a partir das 7h38, e do solo, às 9h23.
Outra grande vitória do dia foi a medalha de bronze do judô, na categoria equipe mista. O time brasileiro derrotou o italiano com triunfo de Rafaela Silva no confronto decisivo. Ketylen Quadros, Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves, Willian Lima e Beatriz Souza completam a nossa escalação de judocas.
No futebol feminino, mesmo sem Marta, suspensa por cartão vermelho no jogo anterior, o Brasil venceu a França e passou para a semifinal da modalidade, com gol de Gabi Portilho.
Antes, no boxe feminino, Bia Ferreira, que foi prata em Tóquio, perdeu a luta para a irlandesa Kellie Harrington, mas conquistou a medalha de bronze.
Mais cedo, o handebol feminino brasileiro venceu com sobras a Angola e avançou às quartas de final. E, na canoagem slalom, Ana Sátila e Pepê Gonçalves se classificaram para as eliminatórias.
Outros resultados do dia
No tiro esportivo, Georgia Furchim terminou o primeiro dia de skeet feminino na 27ª colocação. No remo, Beatriz Tavares ficou na 15ª colocação geral no skiff simples feminino, e, no masculino, Lucas Verthein terminou na mesma colocação.
No atletismo, Felipe Bardi, Erick Cardoso e Paulo André não avançaram para a próxima fase dos 100m rasos. Nos 800m feminino, Flávia Lima terminou a repescagem na 5ª colocação e foi eliminada.
No tiro com arco, Ana Luiza Caetano caiu nas oitavas de final do tiro com arco. No ciclismo de estrada, Vinícius Rangel terminou a prova masculina na 71ª colocação.
Quantas medalhas o Brasil tem até agora?
Após o bronze de Bia Ferreira, o Brasil chegou ao total de dez medalhas nesta edição dos Jogos. Dessas, cinco são de bronze, quatro são de prata e uma é de ouro.