Avatar do usuário logado
OLÁ,

Pratique Slow Food em casa

Siga os preceitos do movimento italiano na sua cozinha

Por Daniel Ottaiano
Atualizado em 5 dez 2016, 18h51 - Publicado em 15 abr 2010, 15h20

Slow Food não é um luxo de restaurantes destinados aos endinheirados da cidade. Ou, ao menos, não precisa ser. Anayde Lima, adepta do movimento e dona do restaurante Julia Gastronomia, explica que é possível seguir os preceitos da associação dentro de casa. Veja como:

Avalie o alimento que está comprando

Limpo, bom e justo. Essas são as palavras entoadas como mantra por Carlo Petrini, fundador do Slow Food. É importante pesquisar para saber se o produto tem qualidade, se não recebeu agrotóxicos e se não prejudica o meio ambiente e as pessoas envolvidas na cadeia produtiva.

Compre apenas aquilo de que você precisa

Siga a ideia do movimento: evitar desperdícios. Isso pode ser feito comprando apenas o necessário e reutilizando alimentos. “A geladeira, geralmente, acaba sendo quase um depósito de lixo. Isso deve ser diferente”, diz Anayde Lima.

Informe-se

Ler sobre o assunto e pesquisar entidades como Slow Food e Green Peace podem ajudar a saber a procedência do alimento, se ele respeita o meio ambiente, se os trabalhadores são bem tratados e se os produtos são orgânicos.

Continua após a publicidade

Prepare a sua comida

Cozinhar, mesmo que pratos simples, é outra orientação de Anayde. “Você pode fazer uma comida simples, de forma saudável. É melhor do que consumir um produto congelado, padronizado, de sabor único”.

 

Publicidade