Avatar do usuário logado
OLÁ,

Concurso para eleger o melhor pastel de feira tem início em São Paulo

Paulistanos poderão votar no seu preferido pela internet, entre mais de 140 barracas participantes

Por Sophia Braun
Atualizado em 14 Maio 2024, 12h19 - Publicado em 8 jul 2011, 14h25

A terceira edição do concurso para eleger o Melhor Pastel de Feira de São Paulo traz uma novidade neste ano: o público poderá votar em seu preferido não só pelas urnas instaladas nas próprias barracas, mas também pela internet.

Na última quarta (6), a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras inaugurou o evento, que terá três diferentes etapas de votação. A primeira, composta por um júri popular, acontece até o dia 17 e deve selecionar os cinquenta melhores pastéis entre as mais de 140 barracas participantes.

+ Confira os dez finalistas do concurso do melhor pastel de feira

+ Pastel da Maria, famoso em feiras, ganha ponto fixo em Pinheiros

Continua após a publicidade

O público poderá experimentar todos os sabores do salgado e deverá avaliar o recheio, a massa e o sabor, bem como o atendimento e a higiene das instalações e dos funcionários. Os molhos terão uma atenção especial e serão servidos em embalagens individuais. Para a votação, serão instaladas urnas nas próprias barracas. Mas o paulistano também poderá fazer a sua escolha on-line, acessando o site da Prefeitura de São Paulo.

Na segunda etapa, a avaliação será feita por estudantes de gastronomia à paisana e somente dez barracas serão selecionadas para a grande final, prevista para acontecer em agosto na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu (Zona Oeste). O voto de minerva ficará a cargo de chefs de cozinha, jornalistas, críticos de gastronomia, entre outros, que provarão apenas o pastel de carne para finalmente eleger o melhor de todos.

+ Yokoyama: o melhor pastel

Continua após a publicidade

O primeiro colocado será premiado com 8 mil reais, o segundo com 2 mil reais e o terceiro com mil reais. Os mais bem votados de cada região ganharão, ainda, placas de apresentação e certificados, além do direito de comercializar pastéis na Virada Cultural.

Ganhadora de 2010:A barraca Agena, então na disputa pela primeira vez, foi a grande vencedora do concurso do ano passado. O Pastel da Maria, vencedor da edição de 2009, acabou ficando com a segunda colocação. A última campeã tem 35 anos de história e participa de feira na Vila Císper (Zona Leste), na esquina da Avenida Luiz Imparato com a Rua José Gomes de Faria, às sextas-feiras.

Publicidade