Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Marcados na periferia, protestos do Passe Livre têm menos de 1000 confirmados

Atos de amanhã, terça (3), acontecerão simultaneamente no Campo Limpo, em Pirituba e em São Miguel Paulista. No primeiro, menos de 100 pessoas confirmaram presença

Por Veja São Paulo
2 fev 2015, 16h31 • Atualizado em 5 dez 2016, 12h50
Protesto Movimento Passe Livre
Protesto Movimento Passe Livre (Marcus Vinícius de Oliveira/)
Continua após publicidade
  •  

    Acostumado a levar milhares para as ruas, o Movimento Passe Livre (MPL) marcou para esta terça (3) o sétimo ato contra o aumento da tarifa do transporte público. Será, porém, o primeiro descentralizado, dividido em três bairros da periferia: Pirituba (Zona Norte), São Miguel Paulista (Zona Leste) e Campo Limpo (Zona Sul). Os três acontecem simultaneamente às 17h. 

    Diferente do que aconteceu nos eventos anteriores – que tinham entre 9 000 e 25 000 confirmados no Facebook -, a adesão até agora parece baixa. O ato no Campo Limpo contava, até o meio da tarde desta segunda (2), com apenas 97 confirmados. O de Pirituba, 375 pessoas de um total de 8 000 convidados. O maior, por enquanto, é o de São Miguel Paulista, no qual 461 garantem que irão comparecer. Ao todo, são menos de 1 000 confirmados nas três manifestações simultâneas. 

    Em geral, o MPL vem conseguindo reunir cerca de 5 000 pessoas em locais como a Avenida Paulista, Teatro Municipal, Rua da Consolação e metrô Tatuapé. Alguns atos terminaram em depredação – no último, na quinta-feira passada (29), a Polícia Militar jogou bombas de gás lacrimogêneo dentro da estação Faria Lima da Linha 4-Amarela do metrô, causando pânico generalizado. 

    Aumento da tarifa

    No dia 6 de janeiro, a prefeitura e o governo do Estado aumentaram de 3 reais para 3,50 o valor do bilhete do transporte coletivo em São Paulo. Quem aderir ao Bilhete Único Mensal, porém, continua pagando 3 reais. Estudantes da rede pública ganharam passe livre e andam de graça nos ônibus.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês