Avatar do usuário logado
OLÁ,

Prefeitura suspende Feira de Orgânicos do Ibirapuera

Secretaria de Esportes diz que evento, que acontece todo sábado, "atrapalha as atividades" no Modelódromo

Por Nataly Costa
Atualizado em 5 dez 2016, 14h28 - Publicado em 9 Maio 2014, 20h09

Instalada há um ano e meio no Modelódromo do Parque do Ibirapuera, a Feira de Orgânicos e Agricultura Limpa será suspensa por tempo indeterminado a partir de amanhã (sábado, 10). A prefeitura enviou um ofício aos organizadores dizendo que a realização da feira atrapalha as atividades da Secretaria de Esportes, que administra o espaço. 

O aviso, porém, foi dado apenas no começo da tarde de hoje (sexta) – a feira de amanhã começaria às 7h. “Os produtores estão me ligando preocupados. O que vão fazer com a colheita? Todo mundo foi pego de surpresa”, disse Marcio Stanziani, secretário-executivo da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e organizador do evento. “A feira foi construída em conjunto com a prefeitura e o prefeito já manifestou apoio. Estamos tentando reverter a situação.”

Questionada, a prefeitura confirma a suspensão “em caráter excepcional, atendendo à determinação da Secretaria Municipal de Esportes, sob alegação de que o evento causa prejuízo às atividades esportivas desenvolvidas no Centro Esportivo Modelódromo”.

A Supervisão Geral de Abastecimento – órgão responsável pela gestão de feiras livres na cidade, ligada à Secretaria do Trabalho – informou que pretende se empenhar em resolver a questão. “Apesar de o espaço ser gerido pela Secretaria de Esportes, não temos medido esforços para encontrar uma solução razoável e que atenda aos interesses de todos os envolvidos. Inclusive para viabilizar a transferência de local da Feira em questão”. 

Continua após a publicidade

+ Virada Cultural terá feiras gastronômicas e food truck

A feirinha vende de alface a gengibre, passando por frutas e até café. Tudo é feito de maneira “limpa”, sem agrotóxicos. Muitos dos produtores são de áreas rurais da capital, como Parelheiros, no extremo sul de São Paulo. O evento recebe cerca de 1 000 pessoas todo sábado, segundo a organização. 

 

Publicidade