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Nova ciclovia ligará o centro de São Paulo a Itaquera

Trecho, que ainda está em estudo, terá entre cinco e seis quilômetros

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 13h53 - Publicado em 29 out 2014, 07h50

Uma nova ciclovia em São Paulo ligará o bairro de Itaquera, na Zona Leste, ao centro da cidade. A faixa para ciclistas será construída em parceria com o Metrô de São Paulo e ligará a região do Parque Dom Pedro à estação Tatuapé, da linha 3-vermelha, passando por um trecho da Radial Leste. Neste ponto, a via se encontrará com a ciclovia que já existe até a estação Corinthians-Itaquera.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) pelo secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto. Segundo ele, o trajeto da nova ciclovia, que terá entre cinco e seis quilômetros, ainda está em estudo. O plano é que o percurso seja completado por futuras ciclovias que passarão pela região do Parque Dom Pedro e ruas como Tamandaré e 25 de Março.

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Por meio de nota, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), responsável pelas ciclovias na cidade, informou ontem apenas que não tem “detalhes para apresentar” sobre a ciclovia. 

Tatto afirmou que tratará do assunto em reunião esta semana com uma equipe do Metrô, que é controlado pelo governo do Estado. “Possivelmente, o Metrô vai liberar uma área para fazer a ciclovia. Nós vamos conseguir conectar a Zona Leste ao centro. Estava faltando isso. Agora estamos encontrando uma solução, com a ajuda do Metrô.”

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A obra ainda não tem data para começar, mas deverá integrar a construção do corredor exclusivo para ônibus da Radial Leste, já que boa parte da futura ciclovia deverá passar por essa avenida. As intervenções do BRT (sigla em inglês para “transporte rápido de ônibus”) começaram na semana passada, na região do Parque Dom Pedro.

Ritmo acelerado expõe falhas na construção de ciclovias

Para a cicloativista Aline Cavalcante, de 28 anos, a extensão da ciclovia até o centro é “urgente”. “A bicicleta é usada por muitos trabalhadores da zona leste, que param no trem para seguir até o centro. Estendê-la atrairá muita gente, aquilo ali vai lotar.” De acordo com ela, mesmo sem a existência de uma ciclovia, muita gente já vai pedalando até o centro pela Radial, o que é perigoso. “Especialmente à noite, porque falta iluminação específica.”

No trecho de 12 km da Radial Leste onde já existe ciclovia (entre Tatuapé e Itaquera), o Metrô instalou postes de iluminação. Ela é totalmente segregada das faixas dos carros e fica grudada ao muro da linha dos trens.

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Nos limites do município. Desde ontem, passageiros da Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) podem fazer uso da primeira ciclovia da cidade de São Paulo que chega até a divisa da capital com outro município. No caso, Osasco. Uma via exclusiva para bicicleta passa a ligar a Estação Presidente Altino, que fica na cidade vizinha, ao bairro do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 3,1 km de novas ciclovias começaram a funcionar nas Avenidas Presidente Altino, Bolonha e Miguel Frias Vasconcelos.

O governo Fernando Haddad, também do PT, já entregou 103,6 km de vias só para bicicletas. Até o fim de 2015, a prefeitura quer entregar 400 km de ciclovias. (Com Estadão Conteúdo)

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