Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Morre o dramaturgo Chico de Assis

Aos 81 anos, ele foi encontrado morto na noite deste sábado (3) em seu apartamento, nos Jardins

Por Veja São Paulo
4 jan 2015, 13h43 • Atualizado em 5 dez 2016, 13h39
  • O dramaturgo e autor de telenovelas Chico de Assis foi encontrado morto na noite deste sábado (3) em seu apartamento, nos Jardins. Ele estava com 81 anos e a causa da morte ainda não foi informada. O corpo vem sendo velado desde a madrugada deste domingo (4), no Teatro de Arena, e às 15h segue para o Crematório da Vila Alpina.

    Com sessenta anos de carreira e em plena atividade, o dramaturgo gravou recentemente o primeiro programa do Núcleo de Dramaturgia da TV Cultura, Persona em Foco, uma homenagem aos ícones do Teatro Brasileiro. Também foi homenageado com a publicação, em outubro, de seu repertório teatral, pela Funarte.

    + Zezé Di Camargo arruma nova polêmica nas redes sociais

    Francisco de Assis Pereira, nasceu 10 de dezembro de 1933, em São Paulo. Começou sua carreira como câmera man na TV Tupi . Na emissora, estreou como dramaturgo, com uma adaptação da obra de Machado de Assis: Os Óculos de Pedro Antão. Ainda na Tupi, escreveu grandes sucessos dentre eles: Ovelha Negra, Xeque Mate e Cinderela 77, Salário Mínimo .

    Continua após a publicidade

    Foi autor também da primeira novela das 6 da Rede Globo Bicho do Mato, em 1972, que trazia como protagonistas Osmar Prado e Debora Duarte. Na TV Cultura, assinou O Coronel e o Lobisomem.

    Chico de Assis foi um dos grandes nome do Teatro do Arena e fez parte da fundação do Seminário de Dramaturgia do Arena e do laboratório de interpretação.

    Seu repertório teatral , recentemente editado pela Funarte, é composto de mais de 30 peças. São preciosidades que conquistaram a critica e o publico, dentre elas Missa Leiga, O testamento do Cangaceiro ; As aventuras de Ripió Lacraia e Xandu Quaresma, grande sucesso produzido e interpretado por Antonio Fagundes.

    Continua após a publicidade

    Em 2014 recebeu a condecoração da Ordem do Mérito Cultural do Brasil,pelo seu trabalho no teatro e no ensino da dramaturgia.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês