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OLÁ,

Vias com ciclovias terão radares para fiscalizar invasão de carros

Fiscalização eletrônica será instalada em 43 ruas da capital paulista. Multa para quem trafefar em faixa exclusiva para bicicletas é de 574,62 reais

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 14h05 - Publicado em 15 set 2014, 12h23
Atropelamento ciclovia Braz Leme
Atropelamento ciclovia Braz Leme (Reginaldo Castro/Estadão Conteúdo/)
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A prefeitura vai instalar radares em 43 via da capital para fiscalizar a invasão de veículos em ciclovias e ciclofaixas. Neste domingo (14), um carro desgovernado  invadiu a faixa para bicicletas na Avenida Braz Leme, em Santana (Zona Norte), e atropelou um ciclista que transitava pelo local.

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Segundo a Polícia Militar, a vítima foi levada consciente ao Hospital Santa Helena. O atropelamento ocorreu, por volta das 9h30, na altura do número 2.040 da via. A PM não forneceu dados do motorista nem da identidade da vítima. O caso será investigado pelo 13.º DP (Casa Verde).

 

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Para evitar acidentes semelhantes, radares fiscalizarão a invasão de veículos em ciclovias e ciclofaixas. Trafegar em ciclovias configura infração gravíssima e resulta em sete pontos na carteira de motorista e multa de 574,62 reais.

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De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), além de fiscalizar a invasão de ciclovias, os equipamentos também servirão para controlar a velocidade máxima permitida nos eixos onde existem espaços exclusivos para ciclistas. A fiscalização eletrônica será feita inicialmente nas 43 vias mapeadas, mas o número de radares “aumentará paulatinamente mediante estudos”.

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Em algumas vias que fazem parte do mapeamento inicial, a ciclovia está no canteiro central – o que torna rara a invasão por veículos. Mas, segundo a CET, nesses locais a fiscalização eletrônica servirá para controlar a velocidade máxima permitida, garantindo a segurança.

A adoção de radares faz parte da Campanha Bicicleta Segura – Programa de Mobilidade por Bicicleta, da Secretaria Municipal de Transportes (SMT). O objetivo da campanha, segundo a CET, é “integrar a sociedade no conceito de mobilidade urbana sustentável proposto pela prefeitura”. A campanha terá foco no respeito às áreas destinadas aos ciclistas. Para isso, além da fiscalização eletrônica, as ações educativas dos orientadores de travessia serão intensificadas. Eles ficarão posicionados em cruzamentos do centro e distribuirão material educativo. (Com Estadão Conteúdo)

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