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OLÁ,

Black Friday tem recorde de queixas no Procon e no Reclame Aqui

Americanas.com, Submarino e Saraiva lideram reclamações

Por João Batista Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 13h46 - Publicado em 29 nov 2014, 10h37

O que era para ser um prazer, virou martírio. A instabilidade dos sites de grandes empresas, como Casas Bahia e Extra, deram dores de cabeça nos clientes na hora de efetuar as compras na Black Friday. Como resultado, o Procon e o site Reclame Aqui registraram recorde de queixas no dia de ontem (28/11). O evento fechou com mais de 12 mil reclamações no Reclame Aqui.

A loja que terminou na liderança do ranking foi a Americanas.com, com 1.221 reclamações, seguida pela Submarino (1.100), Saraiva (682), Shoptime (235) e KaBuM! (197). Só as duas primeiras colocadas somaram 2.321 queixas e superaram o número de reclamações que ambas recebem em média em um mês, que é de 2.046 reclamações.

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Já o Procon recebeu 753 registros relacionados ao Black Friday. No ano passado, foram 302 reclamações na mesma data. Segundo a entidade, sete de cada dez queixas foram contra as empresas B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime) Nova Pontocom (pontofrio.com.br, casasbahia.com.br e extra.com.br) e Saraiva. No caso da Americanas.com, parte das reclamações davam eram sobre a ausência de e-mails que comprovassem a efetuação da compra. Essas mesmas empresas também foram recordistas de problemas no Black Friday do ano passado. Mesmo com as reclamações, o comércio eletrônico faturou ontem 638 milhões de reais em um total de 5,7 milhões de transações online.

Por causa de instabilidade dos sites, o Netshoes vai estender as suas ofertas até este sábado – há bicicletas com 40% de desconto. Empresas como Casas Bahia, Magazine Luiza, Le Postiche e Hyundai seguem com descontos significativos neste final de semana.

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