Inaugurado em janeiro de 2017, o Museu da Imaginação, na Lapa, mistura diversão e interatividade com uma pegada mais artística. Cada sala tem uma proposta diferente para expandir a percepção da garotada. Atualmente, o museu conta com duas salas com obras interativas, estações lúdicas, um circuito de escalada e uma casa na árvore de mentirinha. Mas a grande novidade por lá é a instalação Pequenos Construtores.
O espaço é completamente adaptado para crianças com deficiência e as visitas são monitoradas. Durante as férias escolares de janeiro, o museu não terá limite de permeância para que os pequenos, a partir de 4 anos, possam aproveitar todo o período.
As visitas acontecem sempre de terça à sexta das 10h às 17h e aos finais de semana, das 10h às 18h, com ingressos a 70 reais (crianças) e 50 reais (adultos e crianças maiores de 13 anos)*. Confira um pouco do que rola por lá:
Construção infantil
O espaço recém-inaugurado (em funcionamento desde 3 de janeiro) estimula a criatividade e a coordenação motora das crianças. Toda atividade é livre, estimulando a autonomia dos pequenos, que podem construir qualquer coisa com ajuda de blocos de espuma, carrinhos de mão e outras ferramentas.
Van Gogh moderninho
A instalação Descobrindo Van Gogh apresenta diversas referências às obras do pintor holandês. No lugar de reproduções das peças, entram atividades interativas nas quais as crianças experimentam, à sua maneira, um pouco da visão do artista. Os seus famosos girassóis, por exemplo, viram bolinhas amarelas de uma grande piscina. A instalação inspirada em A Noite Estrelada tem efeitos de iluminação escurinha e bolhas de sabão.
Monet interativo
A exposição Mergulho com Monet, da artista plástica Coca Rodriguez Coelho, é inspirada nas ninfeias retratadas pelo pintor francês. Em uma sala banhada de luz negra, com uma pilha de espuma no centro, as crianças são instigadas a interagir com os elementos do espaço e soltar a imaginação, com a ajuda de monitores, fazendo associações com seu universo.
Bônus de férias: Oficinas
Até o fim deste mês, o espaço oferece às 11h e às 15h, durante a semana, e também às 16h, nos fins de semana, oficinas para construir máscaras e bonecos.
–* Informações checadas em janeiro de 2019