Avatar do usuário logado
OLÁ,

Vezes dois: Viradas Sustentável e Esportiva agitam a cidade em novembro

Com gincanas, oficinas e apresentações musicais, eventos reúnem centenas de atividades em vários pontos da capital paulista

Por Humberto Abdo
Atualizado em 27 Maio 2024, 21h23 - Publicado em 28 out 2022, 06h00
Empena colorida em prédio.
Empena no CEU Campo Limpo: criada por Avaf e Linoca Souza. (Alexandre Urch/Divulgação)
Continua após publicidade

Centenas de atividades gratuitas ocupam a cidade com oficinas, intervenções artísticas, gincanas e apresentações musicais. As atrações fazem parte da Virada Sustentável (de 3 a 20 de novembro) e também da Virada Esportiva, organizada pela prefeitura entre os dias 5 e 6 do mesmo mês.

“Dessa vez queremos estar muito presentes nas regiões periféricas e criamos uma programação bastante potente nesses locais, onde o mundo dos eventos não tem ido com a mesma frequência”, diz André Palhano, fundador da Virada Sustentável.

Seis unidades do CEU vão ganhar grafites com temas como paz, justiça e fome zero. “Sempre tentamos apresentar o termo ‘sustentabilidade’ como algo que vai além do verde e do meio ambiente, pois é algo que envolve questões como segurança alimentar, diversidade e moradia.”

Uma das novidades será a projeção simultânea de três empenas na Avenida Paulista. “Algo que já realizamos no ano passado e decidimos manter pelo impacto visual e pela transformação que provoca na cidade.”

Com a mesma proposta, dezessete cubos gigantes vão ocupar o Parque Benemérito José Brás, onde vários artistas da cena paulista farão sessões de live paintings (nos dias 14 e 15/11, com exposição até 21/11).

Continua após a publicidade

Outra opção será a exibição do filme 2038, de Christopher Roth, seguida por bate-papo com Carol Baracho, ativista da Perifa Sustentável (no Goethe-Institut Brasilien, em 5/11).

Na Virada Esportiva, as ações também contemplam quase todos os cantos de São Paulo, com dinâmicas e demonstrações de esportes como sumô, badminton e o futevôlei, em alta nas academias paulistanas. Nos dias 5 e 6 de novembro, um dos destaques será o Campeonato de Beisebol Amador, no Bom Retiro (a lista completa de atividades e o quadro de horários ficam disponíveis no site oficial: prefeitura.sp.gov.br/viradaesportiva).

Para dar início a todo esse movimento, nesta sexta, 28, a Big Band da Brasil Jazz Sinfônica comanda a cerimônia de abertura do festival de sustentabilidade com uma apresentação especial no Teatro B32, do Itaim Bibi — assim como todas as outras atividades, será gratuito e aberto ao público, com ingressos disponíveis pelo site do evento.

Continua após a publicidade

Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 2 de novembro de 2022, edição nº 2813

Publicidade