Tokio Marine Hall: Tom Brasil muda de nome e passa por grande reforma
A seguradora de origem japonesa Tokio Marine adquiriu o naming rights da clássica casa de shows de São Paulo
Não estranhe se tentar buscar a programação do Tom Brasil na internet e o nome for corrigido automaticamente para Tokio Marine Hall. Trata-se do mesmo lugar. A seguradora de origem japonesa adquiriu os naming rights da casa de espetáculos da região de Santo Amaro, uma das mais importantes da cidade, com 6 000 metros quadrados. E a mudança não se deu só no batismo.
Todo o espaço passou por uma reforma durante os últimos seis meses. Aberto em 2004, o endereço — que se chamou HSBC Brasil entre 2008 e 2015 — já recebeu importantes shows, de estrelas como Buddy Guy, Maria Bethânia e Chico Buarque, além de peças e eventos corporativos.
A negociação para a mudança da marca começou ainda antes da pandemia, em 2019, mas a abertura foi postergada para o início deste mês. O resultado pôde ser conhecido pelo público no sábado passado, dia 12, com uma apresentação dos Paralamas do Sucesso.
Com contrato de cinco anos, a seguradora não revela o investimento feito. Um dos fundadores do espaço, Gladston Tedesco ressaltou o significado da movimentação para o mercado. “Esse acordo mostra que a cultura é um setor muito importante e que agora, com sua grande retomada, passa a ser um foco promissor para investimentos. Estamos vendo a volta dos grandes shows e festivais, eventos corporativos e novas marcas entrando na área”, ressalta.
O empresário descreve as novidades. “A casa foi modernizada, com um sistema de iluminação digitalizado, inédito no Brasil. São computadores que se comunicam entre si e fazem um jogo de luzes programáveis para inúmeros designs”, conta.
Também há novos telões e o lançamento de um palco menor, no hall. O lugar todo recebeu ainda uma outra decoração, que inclui um grafite de 5 metros de altura de João Nove na entrada. “Com o fim da pandemia, acreditamos que o setor vai ter o mesmo desempenho e visibilidade do período pré-Covid-19.”
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A acessibilidade, que era uma das marcas do endereço no passado — dispunha de tradução em libras e audiodescrição das apresentações, além de uma pista sensitiva para auxiliar pessoas com deficiência auditiva —, foi ampliada. Há um novo elevador e mais banheiros adaptados, além de um sanitário familiar.
Com a parceria, surgem novos objetivos para o espaço, inspirados na agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e que colocam a inclusão social como um dos pilares. Entre as propostas, estão apresentações grátis e o oferecimento de ingressos a instituições e ONGs.
“Os shows gratuitos ocorrerão no hall, com bandas famosas ou grupos da nova cena da música”, explica Tedesco. Antes das atrações pagas deste fim desemana, o palco novo terá João Oliveira & Kabé na sexta (18) e Eliomar Landim no sábado (19). Para assistir às apresentações, basta apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.
A programação segue variada. Nesta sexta (18), o espaço conta com show da compositora Isabella Taviani. No sábado (19), entra em cena o tenor Thiago Arancam. A programação de março tem, ainda, o maestro João Carlos Martins, no dia 26, regendo a Bachiana Filarmônica com clássicos de Beethoven e do rock nacional.
Os ingressos têm preços que, em geral, podem variar de 100 a 200 reais. Tokio Marine Hall. Rua Bragança Paulista, 1281, Chácara Santo Antônio ☎ 4002-1212. → tokiomarinehall.com.br
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Publicado em VEJA São Paulo de 23 de março de 2022, edição nº 2781