Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Conheça peças que utilizam recursos audiovisuais

Sete espetáculos em cartaz em São Paulo surpreendem o espectador com vídeos e imagens

Por Redação VEJINHA.COM
9 nov 2012, 18h12 • Atualizado em 1 jun 2017, 18h01
Ato de comunhão
Ato de comunhão (Divulgação/)
Continua após publicidade
  • Peças de teatro não são feitas apenas de atores. Muitos espetáculos utilizam diferentes recursos audiovisuais para desenvolver suas narrativas e surpreender os espectadores. Confira abaixo sete deles:

    Ato de Comunhão

    Protagonizado por Gilberto Gawronski, o monólogo dramático é uma ficção criada com base na história de Armin Meiwes, o “canibal alemão” condenado à prisão perpétua por ter devorado um homem que conheceu pela internet. Suas conversas são ilustradas por imagens perturbadoras em um telão.

    Feizbuk

    Continua após a publicidade
    Feizbuk
    Feizbuk ()

    As relações pessoais na era das rede sociais servem de tema para a peça, que ganha montagem da Cia. Arthur-Arnaldo. Tratado como um personagem, o Facebook interage com a plateia por meio de um telão e traz para a discussão os efeitos do computador na vida pública e privada.

    Luis Antonio – Gabriela

    Luis Antonio — Gabriela - 2211
    Luis Antonio — Gabriela – 2211 ()
    Continua após a publicidade

    No documentário cênico que conta a história de Luis Antonio, imagens entram em cena para complementar a narrativa. Homossexual, Luis se afastou de sua família conservadora para viver sob o nome de Gabriela, na Espanha, onde morreu de Aids. Algumas cenas do espetáculo acontecem na coxia, momento no qual um dos atores filma a ação, que é projetada para o público.

    Bom Retiro 958 Metros

    Bom Retiro 958 Metros - Teatro da Vertigem
    Bom Retiro 958 Metros – Teatro da Vertigem ()

    Utilizar ambientes do Bom Retiro para contar a história do bairro paulistano é o objetivo do espetáculo do Teatro da Vertigem. Dentro de lojas, calçadas, cruzamentos e um teatro atualmente fora do circuito cultural da cidade imagens podem ser projetadas sem aviso prévio.

    Continua após a publicidade

    Córtex


    Córtex
    Córtex ()

    O monólogo protagonizado por Otávio Martins lança mão de recursos audiovisuais para fazer o espectador viajar nos pensamentos atormentados do protagonisa, que acredita ter envolvimento no sumiço da própria mulher. Trechos do livro A Sonata de Kreutzer, de Tolstói, também são revelados, em vídeo.

    Continua após a publicidade

    Kollwitzstrasse, 52

    kollwitzstrasse
    kollwitzstrasse ()

    Mistura de realidade e ficção, a peça tem câmeras ao vivo no palco – com edição de vídeos em tempo real feita pelo diretor Esmir Filho – e multitelas que dialogam com os atores em cena. Falado em quatro línguas, o espetáculo utiliza o recurso de legendas em português.

    Nise Da Silveira – Guerreira da Luz

    Continua após a publicidade
    Nise da Silveira - Senhora das Imagens - 2257
    Nise da Silveira – Senhora das Imagens – 2257 ()

    O legado da psiquiatra Nise da Silveira (1905- 1999) volta em drama que reúne teatro, música e dança. Trata-se de uma continuação de Nise da Silveira, Senhora das Imagens, que estreou no primeiro semestre. Na montagem são apresentados depoimentos em vídeo do poeta Ferreira Gullar e do diretor José Celso Martinez Corrêa, além de um off do ator Carlos Vereza. No palco, o pianista João Carlos Assis Brasil e o percussionista Caito Marcondes acompanham a protagonista.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês