Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Semana de Paraisópolis terá ativações de Debora Muszkat

A artista participa da celebração de aniversário da comunidade com exposição, desfile de moda e oficina de reuso de vidro

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 set 2025, 15h53
Obra-Sereia-de-Debora-Muszkat
Obra 'Sereia', da artista Debora Muszkat: a arte como ferramenta para o desenvolvimento humano (Gal Oppido/Divulgação)
Continua após publicidade

Por meio do instituto que leva o seu nome, a artista Debora Muszkat fará ações artísticas durante a Semana de Paraisópolis – evento que vai de 13 a 19 de setembro e que celebra o 104º aniversário da comunidade da zona sul de São Paulo. As ações, que incluem uma exposição de arte, desfile de moda e uma oficina de criação de reuso vítreo, ocorrem em parceria com o G10 Favelas – organização dedicada a transformar as favelas em polos de desenvolvimento econômico e social.

Obras assinadas por Debora, criadas a partir do reuso do vidro, estarão em exibição ao longo da semana de comemorações. São peças em grandes dimensões que poderão ser vistas entre 15 e 19/09, no Pavilhão G10.

Além disso, em parceria com o ateliê Costurando Sonhos, um dos braços dos projetos do G10 na comunidade, Debora vai promover um desfile de moda. Marcado para o dia 19, o desfile trará peças que unem a reciclagem do vidro com a arte têxtil, em uma vibrante expressão onírica. “Queremos apresentar um estilo de roupa democrático, fácil de usar e que crie um contraponto elegante e atraente à cultura de consumo da indústria do vestuário”, afirma Debora.

A ideia, diz a artista, é mostrar que a arte é uma ferramenta para o desenvolvimento humano, combinando o universo artístico com as habilidades profissionais e criativas do ateliê de costura. “Já estamos há alguns anos transformando vidas através deste ofício, com mulheres que vencem desafios diários”, explica a gerente geral da Costurando Sonhos, Suéli do Socorro. “Engajamos as mulheres da comunidade para criar uma marca de moda com raízes no mundo da favela”, diz ela.

Também no dia 19, haverá, ainda, uma oficina de criação de reuso vítreo, a partir das sobras do trabalho de Debora – que trabalha com reciclagem e upcycling, principalmente em vidro, desde 1984. Cada participante poderá levar sua própria arte para casa.

Continua após a publicidade

Programação

Desfile

Dia: 19/9 – às 11h

Oficina de reuso vítreo

Dia: 19/9 – das 9h30 às 14h

Exposição

De: 15 a 19 de setembro – das 9h às 16h

Continua após a publicidade

Semana de Paraisópolis. Pavilhão G10. Rua Itamotinga, 100, Paraisópolis. Grátis

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês