São Paulo recebe festival internacional de circo em agosto
De 8 a 24 de agosto, 8º Festival Internacional Sesc de Circo reúne artistas de 21 países

Com espetáculos, intervenções e atividades formativas, o Circos – Festival Internacional Sesc de Circo chega à sua 8ª edição em São Paulo, entre os dias 8 e 24 de agosto. O evento consolida-se como um dos principais encontros da produção circense contemporânea no mundo, reunindo artistas de nove estados brasileiros e representantes de 21 países.
Ao longo de 17 dias, a programação do festival passará por 14 espaços do Sesc em todas as regiões da capital, incluindo unidades como 14 Bis, Belenzinho, 24 de Maio, Avenida Paulista, Consolação, Ipiranga, Pompeia e Santana.
Destaques da programação
A abertura, no dia 8, será no Sesc Vila Mariana com o espetáculo Moya, do grupo sul-africano Zip Zap Circus. A montagem celebra, com acrobacias, malabarismo, trapézio, dança tradicional sul-africana e música ao vivo, a história de Jacobus Claassen, conhecido como Trompie, que viveu nas ruas da Cidade do Cabo até encontrar refúgio e propósito na escola de circo social.
Neste ano, um dos focos da programação é o envelhecimento dos artistas circences. Montagens como Glorious Bodies, da Bélgica, e Vetus Venustas, da Espanha, apresentam artistas que investigam a memória do corpo e suas transformações.
As atividades também abordam o circo como lugar de resistência e acolhimento. Memorável-Histórias Notáveis, do grupo Palhaços Sem Fronteiras, compartilha experiências em zonas de conflito e vulnerabilidade, enquanto os artistas suecos de Knitting Peace questionam a busca por paz e harmonia em um mundo entrelaçado por desafios globais.

Valorizando o espaço urbano como território artístico, Ponto de Partida – Travessia explora a técnica do funambulismo, que consiste em caminhar sobre um arame ou uma corda a partir de uma posição elevada. A artista Jessica Lane vai fazer a travessia entre a futura unidade Sesc Galeria e o Theatro Municipal. Já na intervenção suíça Panorama Kino Theatre, os espectadores, no interior do minicinema giratório, assistem a pequenas ações, e cenas que acontecem do lado de fora, realizadas por artistas e público.
Neste edição, a programação também conta com o coletivo francês XY, que integra a Temporada França-Brasil 2025. O grupo apresenta a performance interativa Les Voyages no Parque da Independência, convidando o público a ser “carregado” simbólica e fisicamente pelos artistas.
Confira a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/circos-2025/