Um roteiro de praias do litoral paulista para curtir o verão
Destinos atraem turistas com programações culturais, opções de esporte, contato com a natureza e promessa de descanso
Todo ano, nesta época, uma multidão de paulistanos deixa o caos urbano da metrópole e pega a estrada rumo ao litoral para se refrescar. Opções não faltam: os 880 quilômetros de costa do estado de São Paulo, picotados por mais de 300 praias, reúnem destinos para todos os bolsos e perfis — de famílias com crianças e casais apaixonados a aventureiros, surfistas e os que buscam agito noturno. Essa diversidade ajuda a explicar a expectativa de que a região receba neste verão 16,7 milhões de visitantes, segundo a projeção do governo estadual.
Mais do que recuperar o bronze e encarar as ondas, a ida à praia também pode ser uma oportunidade de imersão cultural. Festivais de música e programações de instituições culturais movimentam os balneários durante a temporada mais quente do ano. “Os paulistas buscam destinos com uma variedade de experiências, como resorts, atrações culturais e eventos gastronômicos”, avalia Bruno Waltrick, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP).
De acordo com a associação, o Litoral Norte desponta como a grande estrela da estação, com destaque para Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião. “São locais mais exclusivos e que costumam ser mais caros”, aponta Waltrick. No Litoral Sul, cidades como Bertioga, Santos e Guarujá atraem sobretudo famílias em busca de praticidade, infraestrutura e variedade de atrações, como esportes, tours guiados e comércio local. A oferta de shoppings, supermercados e hospitais também pesa na escolha de quem viaja com crianças. A seguir, traçamos um roteiro para ajudar você a descobrir qual é a sua praia.
Confira um roteiro com os melhores destinos para a temporada:
Baixada Santista e Litoral Sul
› Santos
A cidade litorânea é ideal para quem busca praticidade e gosta de variar o banho de mar com passeios culturais, históricos e gastronômicos. Uma atividade que faz sucesso é o tour guiado a pé pelo Centro Histórico, um dos programas mais buscados para a temporada de verão, segundo levantamento da plataforma Civitatis. O Aquário de Santos, o Museu do Café, o Monte Serrat (acessível por funicular) e o Jardim da Orla (foto) são outros pontos imperdíveis. Entre uma visita turística e outra, vale refrescar-se na Praia do Gonzaga, no coração da cidade, que tem faixa de areia extensa, ciclovia, quiosques e restaurantes.
› Guarujá
Com expectativa de receber 1,5 milhão de turistas no verão, a cidade tem 27 praias, das quais doze são de fácil acesso e as outras quinze podem ser visitadas por trilhas ou barcos. Para quem prioriza a praticidade, a Praia das Pitangueiras (foto) é uma boa opção, com variedade de hotéis, restaurantes, bares, lojas e opções de esportes aquáticos, como surfe e stand-up paddle. Quem busca um ambiente mais tranquilo, deve escolher a Praia de Pernambuco, onde se encontra a tão desejada paz.
› Bertioga
Seus 33 quilômetros de litoral reservam destinos populares entre os paulistanos. Os queridinhos são a badalada praia de Riviera de São Lourenço, munida de boa infraestrutura, e a Praia de Guaratuba, mais tranquila, onde há o encontro do rio homônimo com o mar. A Praia do Itaguaré, preservada pelo Parque Estadual Restinga de Bertioga, é outra alternativa sossegada — ali não há comércio — e onde também se encontram boas ondas. Até o dia 25 de janeiro, o Festival Sabores do Verão, no Parque dos Tupiniquins, na orla da Praia da Enseada (foto), agita o balneário com shows gratuitos (tributos a Bruno Mars e Queen, além de artistas de rock, samba, pagode e sertanejo), uma feira de gastronomia e área kids com brinquedos infláveis. Saiba mais em saboresdoverao.com.br.
Litoral Norte
› Ubatuba
O município mais ao norte do litoral paulista oferece opções de banho para todos os públicos — afinal, a cidade concentra mais de 100 praias, além de dezesseis ilhas. A Praia da Enseada, a mais concorrida, é ideal para famílias, por ter boa estrutura de restaurantes e hospedagem. A beleza natural é o maior atributo de paragens como a Praia Vermelha do Sul, onde as casas são construídas atrás de uma barreira de Mata Atlântica, preservando a vista, e a Praia do Bonete, paraíso natural aonde só se chega de barco ou por trilha. Já a Praia do Lázaro oferece um pouco dos dois mundos: o canto esquerdo da enseada tem barracas e serviços e o lado direito é mais deserto, sem comércio na areia.
› Ilhabela
A uma travessia de balsa do Porto de São Sebastião, a ilha é um dos destinos mais procurados no litoral de São Paulo. A fama não é em vão. O destino oferece um pacote de férias completo, com opções de atividades físicas, gastronomia elaborada, riqueza natural e descanso. Com 83% de Mata Atlântica preservada, o Parque Estadual de Ilhabela tem mais de vinte cachoeiras e piscinas naturais, além de trilhas de todos os níveis de dificuldade. No dia 31 de janeiro, sedia o Festival Cecília Viva, que traz bandas como Azymuth e Metá Metá. Ingressos a partir de R$ 500,00 em meaple.com.br.
› São Sebastião
Eleita um dos destinos turísticos mais subestimados do mundo pela revista Time Out, a cidade é lar de praias famosas, como Maresias, queridinha dos surfistas, e a igualmente movimentada Juquehy. Opções mais tranquilas incluem o arquipélago As Ilhas (foto) e a Barra do Sahy. Até o fim de janeiro, a cidade recebe o festival gratuito Verão Show, com nomes como Luan Santana e Thiaguinho. Mais informações em saosebastiao.sp.gov.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de janeiro de 2026, edição nº2977





