Avatar do usuário logado
OLÁ,

Confira um roteiro de livrarias de rua e bibliotecas com acervos temáticos

Preparamos uma lista de endereços para quem quiser aproveitar o Dia do Livro, nesta terça-feira (23), na capital

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 abr 2024, 18h38 - Publicado em 23 abr 2024, 18h29
Biblioteca Mário de Andrade - Circulante
Biblioteca Mário de Andrade - Circulante (Fernando Moraes/Divulgação)
Continua após publicidade

Quem transita pela capital paulista conhece os tradicionais sebos, livrarias e bibliotecas, que mantêm a literatura viva no cotidiano da metrópole. No Dia Mundial do Livro, a Vejinha separou um roteiro com endereços para aproveitar nesta terça-feira (23) com um passeio literário.

Biblioteca Mário de Andrade

Biblioteca Mário de Andrade.
Biblioteca Mário de Andrade. (Veja São Paulo/Divulgação)

Localizada em um prédio de estilo art déco no Centro, a biblioteca possui um dos maiores acervos do Brasil, formado por livros, periódicos, sendo uma das mais relevantes coleções públicas da América Latina, e uma coleção de obras raras, a segunda maior coleção pública do país. A seção de raros é um diferencial da Biblioteca Mário de Andrade e ocupa oito salas e com 43 000 livros. O acesso aos raros, porém, é restrito a consultas com justificativa e hora marcada.

R. da Consolação, 94 – República. De segunda a sexta, das 9h às 21h, e finais de semana e feriados, das 9h às 18h. Gratuito. 

Biblioteca Mário Schenberg

biblioteca-mario-schenberg
Biblioteca Municipal Mário Schenberg (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

A biblioteca possui um acervo inteiramente dedicado às Ciências desde 2008. A ambientação, desde a fachada, também é temática em homenagem ao patrono do local, o engenheiro Mário Schenberg.

Rua Catão, 611 – Lapa. Tel.: 11 3675-1681 e 11 3672-0456. 2ª a 6ª feira, das 10h às 19h, e sábado das 9h às 16h
bcsp.mschenberg@prefeitura.sp.gov.br.

Continua após a publicidade

Biblioteca Roberto Santos

bp-roberto-santos-foto-ssylvia-masini-2.jpeg
Biblioteca Roberto Santos (Sylvia Macsini/Divulgação)

Os cinéfilos que curtem uma leitura podem visitar essa biblioteca, que possui um acervo referencial à sétima arte. Além de 48.000 exemplares de literatura geral, o local possui 2500 outros suportes temáticos em VHS, catálogos, CDs, gibis, jornais, revistas, entre outros. 

Rua Cisplatina, 505 – Ipiranga. Horário: 2ª a 6ª feira das 10h às 19h e sábado das 9h às 16h. Tel. (11) 2063-0901 e (11) 2273-2390. 

Biblioteca Belmonte

biblioteca-belmonte
Fachada da Biblioteca Municipal Belmonte (Prefeitura de SP/Divulgação)

A biblioteca tem como foco produções culturais tradicionais do Brasil. O local possui um acervo geral com 35 mil volumes, dentre os quais mais de mil livros de cultura popular, principal foco da Belmonte, além de expressivo acervo de literatura de cordel.

Continua após a publicidade

Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro. Horário: 2ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb: das 9h às 16h. Dom., 9h às 13h.  Tel: (11) 5687-0408.

Livraria Gato Sem Rabo

gato-sem-rabo-livros
Livraria Gato Sem Rabo (Instagram/Reprodução)

Com uma curadoria especializada em literatura feita por mulheres, a Gato Sem Rabo fica na Vila Buarque, na região central. A fachada azul, as poltronas, bancos e um grande sofá convidam os leitores a passarem uma tarde garimpando entre os títulos disponíveis, entre eles clássicos de autoras nacionais e estrangeiras e obras contemporâneas. A livraria também conta com uma programação de rodas de leitura e oficinas mensal, que é possível conferir no Instagram. Depois da visita, aos fins de semana, dá para caminhar no Minhocão, que fica acima da livraria. Neste fim de ano, a loja fechará no dia 24 de dezembro. Mas voltará no horário normal nos dias 27, 28 e 29 de dezembro. 

Livraria Gato Sem Rabo, Rua Amaral Gurgel, 352, Vila Buarque. De terça a domingo, das 11h às 17h. Sábado das 11h às 18h. @gato.sem.rabo

Livraria Aigo

Aigo, nova livraria no Bom Retiro.
Aigo, nova livraria no Bom Retiro. (Nathalie Artaxo/Divulgação)
Continua após a publicidade

Localizada no Centro Comercial do Bom Retiro, a Aigo tem uma curadoria especializada em livros que celebram comunidades imigrantes. Nas estantes, estão títulos em português e nas línguas originais das publicações. No perfil no Instagram, a equipe da livraria ainda dá dicas de locais para visitar no entorno da loja. No fim de ano, a Aigo estará fechada entre 31 de dezembro e 4 de janeiro. No dia 30, a livraria terá horário reduzido, funcionando das 10h às 16h.

Livraria Aigo, Rua Ribeiro de Lima, 453, Centro Comercial do Bom Retiro (loja 43). De terça a sexta, das 10h às 18h (segunda fecha). Sábado e domingo, das 10h às 16h. @aigolivros.

Livraria Miúda

MIUDA – Cred Tereza Grimaldi (4).jpg
Fachada da livraria Miúda, na Pompeia. (Tereza Grimaldi/Divulgação)

Um passeio literário para a família inteira é a Livraria Miúda, na Pompéia. O local oferece um ambiente lúdico com paredes coloridas, estantes baixas para as crianças e uma programação cultural. As obras são voltadas para o público infantil e reúnem títulos de mais de 100 editoras do país. A Miúda fechará do dia 24 de dezembro até o dia 8 de janeiro. 

Livraria Miúda, Rua Coronel Melo de Oliveira, 766, Pompéia. Terça a sexta das 11h às 19h. Sábado das 10h às 17h. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade