Avatar do usuário logado
OLÁ,

Restauração de quadro espanhol deforma Virgem Maria e relembra ‘Ecce Homo’

Pintura barroca é desfigurada após duas tentativas de restauração. Internautas lembraram do famoso quadro que viralizou em 2012

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 jun 2020, 16h23
 (Redes Sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

Duas restaurações seguidas de um quadro do artista barroco espanhol Bartolomé Esteban Murillo, que representava a Virgem Maria, deixaram a imagem deformada. O desastre gerou comparações com a pintura Ecce Homo, também desfigurada em 2012.

Continua após a publicidade

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o quadro de Murillo estava em Valencia, na Espanha. O proprietário é um colecionador de arte que pagou 1,200 libras (cerca de 6,5 mil reais) a um restaurador de móveis. Foram duas tentativas para retocar o rosto do quadro do século XIV, que não ficou nada parecido com a obra original.

Segundo o Guardian, profissionais de arte na Espanha estão pedindo por leis mais restritivas para impedir este tipo de dano ao patrimônio histórico e artístico do país. No Twitter, internautas fizeram comparações engraçadas com a restauração de Ecce Homo feita pela espanhola Cecilia Giménez, que tinha 81 anos da época. Ela foi apelidada de a pior restauradora do mundo depois que tentou recuperar o afresco do século XIX pintado em uma das paredes do Santuário de Misericórdia de Borja, em Zaragoza, também na Espanha.

Continua após a publicidade
Publicidade