Renata Sorrah traz espetáculo que lhe deu o Shell para São Paulo
<em>Esta Criança</em> chega à cidade em concorridas sessões no Sesc Vila Mariana; confira fotos com os momentos mais marcantes da carreira da atriz
Por Redação VEJASÃOPAULO.COM
Atualizado em 16 Maio 2024, 17h57 - Publicado em 19 abr 2013, 17h39
Esta Criança, premiada montagem dos curitibanos da Cia. de Teatro Brasileiro inicia temporada na cidade a partir de amanhã (19), no Sesc Vila Mariana. A produção, uma parceria entre a companhia e a atriz Renata Sorrah, foi a grande vencedora do prêmio Shell no ano passado — levou quatro estatuetas na categoria atriz (Renata Sorrah), direção (Marcio Abreu), cenário (Fernando Marés) e iluminação (Nadja Naira).
Na empreitada, o fundador da companhia Marcio Abreu e Renata decidiram montar o texto escrito pelo francês Joël Pommerat, inédito no Brasil até então. A dramaturgia foi encomendada em 2003 pelo Instituto de Previdência Familiar da França e, três anos depois, encenada em Paris e Moscou sob elogios da crítica. Estruturada em dez cenas curtas, a montagem aborda diferentes aspectos da relação entre pais e filhos, gerando identificação com o público.
Confira na galeria de fotos abaixo momentos marcantes da carreira de Renata Sorrah, que além de ganhar oPrêmio Shell por Esta Criança, já levou dois prêmios Molière por Os Veranistas e Afinal… Uma Mulher de Negócios e um prêmio da APCA por sua participação na novela Casarão, da Rede Globo.
1/20 Com a atriz Márcia Rodrigues: primeira versão de Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), de Júlio Bressane (Reprodução)
2/20 Em cena da novela "Assim na Terra como no Céu" (1970): a primeira novela da atriz na Rede Globo (Adhemar Veneziano)
3/20 A atriz entre Paulo José e Armando Bógus nas gravações "O Casarão" (1976) (Divulgação)
4/20 Ney Latorraca e Renata Sorrah em "Afinal... Uma Mulher de Negócios" (1979): a atriz ganhou o Molière pela interpretação (Reprodução)
5/20 Com Buza Ferras (à esq.) e Denis Carvalho na novela "Brilhante" (1981) (Reprodução)
6/20 Com Fernanda Montenegro em "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant" (1982): direção de Celso Nunes (Divulgação/Divulgação)
7/20 A atriz em "Grande e Pequeno" (1984): sob direção de Celso Nunes, a atriz levou o troféu Mambembe (Antonio Ribeiro)
8/20 Na novela "Transas e Caretas" (1984): a personagem é Sofia (Rede Globo/Divulgação)
9/20 Anúncio criado por Gringo Cardia para a peça "Shirley Valentine", estrelada em 1991 por Renata Sorrah (Divulgação)
10/20 Renata interpreta Heleninha Roitman em "Vale Tudo" (1988): a personagem alcoólatra é um marco em sua carreira (Rede Globo/Divulgação)
11/20 A atriz com Adriana Esteves em "Pedra Sobre Pedra"(1992): a atriz se destaca na televisão (Divulgação)
12/20 Renata interpreta a personagem Zenilda na novela "A Indomada" (1997) (Rede Globo/Divulgação)
13/20 No elenco da peça "Jantar Entre Amigos" (2001), sob direção de Felipe Hirsch: com Xuxa Lopes, Otávio Müeller e Mário Schoemberger (Adriana Pittigliani/Divulgação)
14/20 Em cena de "Madame Satã" (2002): elogiada atuação (Reprodução)
15/20 Com José Mayer na peça "Medeia" (2004), de Eurípedes: direção de Bia Lessa (Ricardo Malta/Divulgação)
16/20 Renata interpreta a vilã Nazaré Tedesco, que roubava bebês na novela "Senhora do Destino" (2004): um de seus personagens mais marcantes na televisão (Divulgação)
17/20 Sob a batuta de Monique Gardenberg em "Um Dia, no Verão", de Jon Fosse: com Sílvia Buarque de Hollanda (2007) (Chico Lima/Divulgação)
18/20 Em "Macbeth" (2010), com Daniel Filho: versão de Aderbal Freire-Filho para um dos clássicos de Shakespeare (Divulgação)
19/20 Renata Sorrah e Deborah Evelyn interpretam "As Três Irmãs" de Tchékov, em 2012 (André Gardenberg)
20/20 Renata Sorrah, Edson Rocha, Giovana Soar e Ranieri Gonzalez na peça "Esta Criança": a atriz ganhou o Shell por sua interpretação (Sandra Delgado)
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Para assinantes da cidade de São Paulo
a partir de R$ 29,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.