Com a temperatura batendo recorde na capital, chegeand a casa dos 36ºC, é tempo de aproveitar os programas da cidade ao ar livre. Para quem não pode pegar a estrada rumo às praias do Litoral Paulista, a capital oferece diversas alternativas para se refrescar e se divertir.
As opções vão de piscinas públicas a day-use em hotéis badalados, como o Hilton, que dispõe de área de lazer em seu 28º andar com uma vista privilegiada. Para quem gosta de pedalar, a ciclofaixa é uma atração agradável e sem custo. Vale também percorrer bons bares e restaurantes para saborear drinques e comidinhas preparados especialmente para esta época do ano. Confira nossas dicas e saia de casa.
PISCINAS DE GRAÇA OU A BAIXO CUSTO
- Clubes e parques
A cidade tem 29 piscinas em centros esportivos municipais. Os equipamentos podem ser usados gratuitamente pela população que mora perto do local. Basta fazer uma carteirinha levando RG, uma foto 3×4, comprovante de residência e um atestado médico que comprove que não há restrição à prática esportiva.
Entre as mais frequentadas estão a do Pacaembu, utilizada também em competições. Além de se refrescarem na água, os frequentadores aproveitam a arquibancada para tomar um sol. Pouco requisitado, o Centro Esportivo Lapa, o Pelezão, tem um espaço para receber até 2 700 pessoas -e que em geral reúne pouco mais de 400 frequentadores.
Outros locais para dar um mergulhos estão no CE do Tatuapé, no Mané Garrincha, no Ibirapuera, e em Aricanduva. Os endereços podem ser encontrados no site oficial da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.
Um dos poucos clubes privados que abrem seu espaço aquático para a população é o Piratininga, em Santa Cecília. O local tem piscinas semi-olímpica e infantil, onde os visitantes encontram guarda-sóis e cadeirões e contam com serviço de bar. O estabalecimento permite que os frequentadores levem comida e bebida de casa, exceto garrafas de vidro. A entrada varia de 20 a 40 reais e o exame médico custa 40 reais, válido por seis meses.
O Parque Ecológico do Tietê dispõe de três piscinas que abrem de quarta a domingo, das 9h às 16h. Para aproveitar o ambiente, os visitantes devem levar um documento original com foto para fazer uma a avaliação médica e carteirinha, ambas gratuitas.
- Sescs
As onze unidades dos Sescs também são boas alternativas para aproveitar a época do ano. Entretanto, só associados da rede podem entrar. A sede mais frequentada é a do Belenzinho, que tem capacidade para atender até 3 000 pessoas. O local tem quatro piscinas, sendo duas ao ar livre, com espreguiçadeiras e colchonetes emborrachados.
Ainda na Zona Leste, uma boa opção para levar a criançada é a piscina do Sesc Itaquera. Ela possui oito toboáguas com vários tipos de queda. Ao contrário de outras unidades, os frequentadores podem realizar o exame médico na hora (pagando de 3 a 6 reais), e não precisam ter carteirinha, apenas pagar a entrada, de 1 a 7 reais. O mesmo vale para o Sesc Interlagos, com três piscinas ao ar livre.
Outras unidades da rede para se refrescar são: o Santana, o Vila Mariana e o Ipiranga e Pinheiros. A lista completa de piscinas e os horários para realizar exames médicos estão disponíveis no site oficial do Sesc.
DAY-USE EM HOTÉIS
Quem prefere um serviço mais exclusivo pode escolher boas opções de piscinas em áreas de lazer de hotéis da cidade. Os chamados day-use são pacotes onde os visitantes podem contratar e desfrutar de serviços oferecidos aos hóspedes durante um dia inteiro. Confira algumas alternativas:
O local acaba de reinaugurar seu spa com tratamentos direcionados para diminuir o estresse e danos causados pelo ritmo da cidade. Localizado no mezanino do hotel, o visitante não precisa ser hóspede para usufruir do serviço. Os preços variam de 880 a 1 718 reais e vão de tratamentos para a pele a massagens aromáticas realizadas após um banho de ofurô ao ar livre.
São Paulo Airport Marriott Hotel
Bem próximo ao Aeroporto de Guarulhos, a diária de oito horas é válida entre 6h e 20h e inclui acomodação em apartamento e transfer aeroporto/hotel/aeroporto. Além disso, os usuários podem ter acesso à academia com instrutores especializados e aulas regulares, sauna, quadra e piscina, cercada por fontes e jardins. Diárias a partir de 290 reais.
Os clientes têm acesso à piscina e podem aproveitar também a academia e sauna. No 28º andar, o espaço possui uma vista privilegiada da cidade. De segunda à sexta, o serviço funciona das 6h às 22h, por 105 reais. Nos sábados, domingos e feriados, da 9h às 19h, por 85 reais.
Oferece day-use no The Spa at Renaissance por 90 reais. Os frequentadores podem aproveitar a famosa jacuzzi do hotel e duas saunas de segunda a sexta, das 7h às 22h, e nos fins de semana, das 8h às 20h. Outra alternativa é pagar uma mensalidade de 460 reais para usar o lounge, com academia e piscina, mas sem direito a tratamentos ou massagens.
Com um dos terraços mais visitados da cidade, o espaço conta também com serviço de day-use para seus frequentadores. É possível utilizar áreas de lazer como bar e restaurante Skye, piscina e academia a partir de 693 reais. O valor inclui o aluguel de um apartamento.
Por um período de seis horas, o hóspede tem direito a usar apartamento, piscina e sauna. São três tipos de apartamentos. O day-use é válido sempre das 12h às 18h. O valor por pessoa sai entre 309 a 559 reais de acordo com a categoria do quarto. É necessário fazer reserva pelo telefone 3201-0800.
Novotel Morumbi
O day-use permite aproveitar piscina, academia, restaurante (valor da refeição não incluso) e todos os serviços disponíveis para os hóspedes, incluindo um quarto. O período de seis horas sai por 268 reais e a tarifa vale para duas pessoas.
O local trabalha com duas opções de pacote: day spa com duração de oito horas (690 reais) e spa express com duração de quatro horas (320 reais). Na primeira, o visitante entra às 9h e tem direito a serviços de massagem e drenagem, além de piscina e área de lazer. A outra opção permite também usar academia e sauna, com direito a uma hora de massagem. As reservas devem ser confirmadas com uma antecedência mínima de 24 horas.
CICLOFAIXA
As ciclofaixas também combinam com o verão do paulistano. Em seus 210 quilômetros de extensão os ciclistas encontram diversas opções de parques, casas de sucos, bares, restaurantes, museus e cinemas. Confira os roteiros sugeridos por VEJA SÃO PAULO clicando aqui.