O fim do primeiro dia do Lollapalooza Brasil 2023, nesta sexta-feira (24), teve multidão e tumulto no trajeto da saída até a Estação Autódromo, pertencente à Linha 9–Esmeralda, operada pela ViaMobilidade.
Após o final do show da americana Billie Eilish, por volta das 23h, uma grande parte do público começou a se deslocar para a estação, que fica a 800 metros do portão. Porém, o percurso de dentro do festival até o interior do trem chegou a durar duas horas.
Na Rua Plínio Schimdt, uma multidão de centenas de pessoas ocupou toda a via, que acabou sendo liberada aos poucos para o interior da estação.
Da rua, era possível ver a plataforma vazia. Confira o vídeo:
Como informado pela ViaMobilidade, o horário de funcionamento da Linha 9-Esmeralda foi estendido, inclusive ultrapassando o horário previsto da 1h da manhã. Na multidão, o comentário mais comum durante a espera era que, na edição passada do festival, em 2022, a saída não foi tão complicada.
A reportagem entrou em contato com a ViaMobilidade, que respondeu às 17h03 de sábado (25). No retorno, a empresa afirma que admitiu ações de controle do público ao acesso das plataformas: “A ViaMobilidade informa que a linha 9-Esmeralda ofertou 26 viagens extras e inserção de mais trens na operação para atender a demanda de passageiros do festival Lollapalooza, na madrugada deste sábado (25). Na estação Autódromo, principal ponto de acesso ao evento, o horário de funcionamento foi estendido. Também foram adotadas estratégias de controle de fluxo no acesso para garantir a segurança dos passageiros e consequentemente a circulação das pessoas nas plataformas.”
Confira a cobertura da Vejinha no Lollapalooza Brasil 2023 no Instagram.