Quase no finalzinho da CASACOR 2022, que terminou a edição paulistana no domingo (11) com recorde de público — 115 000 visitantes, alta de 43% sobre o ano passado e de 16% sobre 2019, no período pré-pandemia —, foram anunciados os vencedores do primeiro Prêmio VEJA SP de Melhor Ambiente CASACOR. A lista foi revelada pela editora-chefe da revista, Alessandra Balles, na quinta (8), em um coquetel no bar Caracol, dentro da mostra que completou 35 anos.
Os 59 ambientes concorreram em nove categorias. Estreante, Barbara Dundes se emocionou ao receber o prêmio pelo Estúdio Bereshi — e ficou quase sem palavras ao se ver na capa da publicação. “VEJA SÃO PAULO traz um olhar não só da arquitetura, mas mais abrangente, importante para o cenário”, opinou Otto Felix, que ganhou na categoria suíte. Guto Andrade, que recebeu o troféu por Baluwé Exú O’Nan, banheiro público inspirado em Exu, também celebrou. “É uma mensagem de tolerância”, disse. “Conseguimos montar um elenco de profissionais diverso em tudo”, acredita a presidente de Conselho Curador da CASACOR, Livia Pedreira.
Os campeões foram eleitos por Alexandre Sales, Baba Vacaro, Cauê Alves, Guto Requena, Helena Montanarini, Paola Carosella, Pedro Dimitrow, Roberto Fialho e Regina Galvão, que chamou a atenção para a locação, no Conjunto Nacional. “É uma oportunidade de democratizar o design.” O diretor-geral da CASACOR, André Secchin, fez coro. “Estamos em um universo paralelo na Paulista”, disse ele, que anunciou: no ano que vem tem mais — e no mesmo edifício.
GANHADORES
Melhor loft ou casa: Sertão Portinari, de Nildo José
Melhor cozinha integrada ou espaço gourmet: Casa ETÉ Duratex, da Todos Arquitetura
Melhor ilha de bem-estar e paisagismo: Senses Hall Deca, de Roberto Migotto
Melhor suíte: Casa LG, de Otto Felix
Melhor uso de obra de arte: Artsy Lounge, de Sig Bergamin, e Um Jeito Novo do Mesmo Jeito, de Marina Linhares
Melhor estúdio: Estúdio Bereshi, de Barbara Dundes
Melhor espaço comercial ou funcional: Cerâmica Brennand, da Metro Arquitetura
Melhor banheiro público: Baluwé Exú O’Nan, de Guto Andrade
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Publicado em VEJA São Paulo de 21 de setembro de 2022, edição nº 2807