“Paulo Caruso nos deixou, mas seus desenhos nunca vão nos deixar”, disse Mauricio de Sousa sobre a exposição Ele por Eles e Elas, que abre neste domingo (5) no Solar Fábio Prado e reúne homenagens de artistas ao cartunista paulistano (1949-2023).
O desenho do criador da Turma da Mônica, em que Paulo aparece com os personagens Anjinho e Marina, é um dos destaques entre as mais de setenta ilustrações assinadas por nomes como Laerte, Miguel Paiva, Baptistão, Chico Caruso, seu irmão gêmeo, e Luciano Veronezi, que assumiu as caricaturas do programa Roda Viva, da TV Cultura, após a morte de Caruso em março, em decorrência de um câncer de cólon.
“O Paulo é uma referência não só na arte, mas também no pensamento político das suas charges”, diz o cartunista José Alberto Lovetro, o JAL, curador da exposição ao lado de Jorge Damião.
Para ele, a relevância de Caruso atravessa gerações. “Ele desenvolveu uma linguagem própria, com criatividade, e isso é uma referência para os novos desenhistas sobreviverem ao mercado e à inteligência artificial.”
Em cartaz até janeiro, há o desejo de a mostra rodar por outros estados e virar livro. “O Paulo merece todas as homenagens”, diz o curador.
Solar Fábio Prado. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano, ☎ 3026-3900. ♿ Ter. a dom., 10h/18h. De 5/11 a 31/1. Grátis. @solarfabioprado_oficial.
Publicado em VEJA São Paulo de 3 de novembro de 2023, edição nº 2866