Passeios noturnos no Cemitério da Consolação celebram o Dia dos Mortos
Visitantes poderão percorrer os túmulos de personalidades marcantes da história paulistana e conhecer lendas urbanas da cidade
O Cemitério da Consolação abrirá seus portões à noite para duas edições especiais do passeio monitorado Consolação e suas Vozes, na sexta (24) e quinta (30), a partir das 19h15. As visitas fazem parte das atividades em homenagem ao Dia dos Mortos, celebrado em 2 de novembro, e convidam o público a redescobrir o cemitério como espaço de cultura, memória e arte.
Durante cerca de três horas, os visitantes poderão percorrer os túmulos de personalidades marcantes da história paulistana, como Marquesa de Santos, Luís Gama, Líbero Badaró, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. O roteiro também inclui histórias populares, como as de Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, conhecidas por inspirar manifestações de fé e devoção.
Lendas urbanas como o Castelinho da Rua Apa e a “loira do banheiro” também fazem parte da narrativa, misturando fatos, mistério e tradição oral.
Criados em 2023, os passeios noturnos no Cemitério da Consolação têm atraído público crescente — os ingressos, limitados a 130 pessoas por edição, costumam se esgotar rapidamente.
Passeio noturno monitorado “Consolação e suas Vozes”
Cemitério da Consolação. Rua da Consolação, 1660. Sex. (24) e qui. (30), das 19h15 às 22h. Grátis, com retirada antecipada via Sympla (sympla.com.br).
Disponibilidade de ingressos:
- Para o dia 24 de outubro: a partir de segunda-feira, 20 de outubro.
- Para o dia 30 de outubro: a partir de quinta-feira, 27 de outubro.
Novo lugar de shows na Faria Lima resgata tradição das casas de bossa nova





