Avatar do usuário logado
OLÁ,

Parque do Ibirapuera fica aberto 24 horas neste fim de semana

Além do parque mais visitado pelos paulistanos, outros onze clubes funcionam na madrugada de sábado para domingo com atividades esportivas gratuitas

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 5 dez 2016, 15h41 - Publicado em 29 ago 2013, 21h07

Com aproximadamente 300 000 visitantes nos fins de semana, o Parque do Ibirapuera permanecerá aberto ao público durante a madrugada. A novidade começa a valer a partir do dia 21. O funcionamento terá início no sábado, às 5h, e vai até o domingo, às 23h59. Apenas pedestres poderão entrar pelo portão 2, na altura da Avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao Obelisco. No total, 68 Guardas Civis Metropolitanos farão a ronda no local durante a noite. O estacionamento recebe motoristas até às 22h e a partir das 0h os carros devem ser retirados. O estacionamento volta a funcionar às 5h do domingo. 

“O teste será feito primeiro no Ibirapuera, mas o objetivo é fazer o mesmo com um parque em cada zona da cidade ainda esse ano. Gostaria de fazer isso com o Parque Villa Lobos, mas ele não pertence à prefeitura”, afirma o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Teixeira. 

Para reforçar a segurança, a prefeitura fará também a troca de postes quebrados e das lentes queimadas, em parceria com o projeto Ilumi.

Para que o parque não seja utilizado de forma indevida, um terço do espaço permanece aberto, enquanto dois terços ficam fechados, visando preservar também a fauna. Ficam à disposição do público atrações próximas da entrada na Avenida Pedro Álvares Cabral, o entorno do Lago, a Marquise, a OCA, o Auditório do Ibirapuera, o MAM, o Jardim de Esculturas e o Parque Infantil. A pista de corrida, as quadras e outras áreas permanecem fechadas. “Não queremos que as pessoas usem o Ibirapuera como um motel. Aliás, vamos acabar com o Autorama, que é uma falta de respeito absurda com a cidade”, afirma Teixeira.

Continua após a publicidade

Atividades no Ibirapuera

O principal objetivo do “corujão” do Ibirapuera, segundo a secretaria, é incentivar as diferentes tribos de jovens que circulam na madrugada a praticarem esporte. Para isso, uma série de atividades que envolvem bicicleta, skate, trilhas, hóquei e outras práticas – todas com auxílio de monitores credenciados da prefeitura – estão previstas na programação. “Realizamos o teste com a Virada Ambiental e foi um sucesso absurdo, inclusive em relação à segurança, pois não tivemos nenhuma ocorrência registrada”, diz o titular do Verde.

Outro público que a ação pretende atingir é o infantil. Para que os pais se animem a levar a criançada ao parque durante a noite, a organização disponibilizará as lunetas do planetário – atualmente fechado – para que seja feita uma observação das estrelas. Além disso, o canil público da guarda municipal volta a funcionar por lá, para a alegria dos pequenos que poderão brincar com os cães treinados.

Segundo o secretário Ricardo Teixeira, a ação será realizada com a verba que já pertence a pasta. O Ibirapuera irá permanecer aberto já na madrugada durante a Virada Esportiva, marcada para os dias 21 e 22 de setembro, com 24 horas de atividades esportivas gratuitas espalhadas por diferentes pontos da cidade. A iniciativa é um dos planos da gestão Fernando Haddad e foi criado pelo secretário do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, e dos Esportes, Celso Jatene, em parceria com a Segurança Urbana, de Roberto Porto.

Continua após a publicidade

Clubes abertos na madrugada

Outra novidade anunciada pela Secretaria de Esportes é a abertura de onze clubes públicos da cidade durante a madrugada do sábado para o domingo, também a partir do dia 21. Batizada de Revirando a Virada, a ação terá o acompanhamento e orientação de profissionais de educação física durante horários alternativos, das 18h do sábado até as 8h de domingo.

No períodos, estão programadas práticas orientadas de esportes diversos, atividade física e lazer, oficinas de dança de salão e artes marciais, atrações nas brinquedotecas e outras áreas disponíveis, como quadras e salas. Algumas das unidades devem ganhar equipamentos para musculação e atividades que tipicamente são praticadas em academias de ginástica.

A secretaria adianta que irá comprar material como mesa de pebolim e pingue-pongue (tênis de mesa), raquetes de tênis e frescobol e outras atividades que não precisem de orientação específica contínua.

Continua após a publicidade

As unidades que recebem o projeto são: CEL Teotônio Vilela (Vila Prudente), CEE Solange Nunes Bibas (Butantã), CEE Alfredo Ignácio Trindade (Jd. São Paulo), Mini Balneário Ministro Sinésio Rocha (Campo Limpo), Mini Balneário Almirante Pedro de Frontim (São Miguel), CEL Juscelino Kubistchek (Cidade Tiradentes), Balneário Jalisco (Jabaquara), CEE Aurélio Campos (Freguesia do Ó), Balneário Princesa Isabel (Ipiranga), CEE Rubens Pecce Lordello (Sé) e CEE Rumi Ranieri (Itaquera).

Até 2016, a prefeitura pretende adotar a medida para mais 32 equipamentos entre parques e clubes. A iniciativa já fazia parte do Plano de Metas (2013-2016) da atual prefeitura.

Publicidade