Inaugurado em 1993 no Shopping Eldorado, o Parque da Mônica foi a primeira tentativa no Brasil de levar um empreendimento do gênero para dentro de um centro de compras. Em dezessete anos de atividade, ele recebeu aproximadamente 9 milhões de visitantes, que se divertiram nos mais de trinta brinquedos dispostos em um espaço de 8 000 metros quadrados.
+ Nove produtos da Turma da Mônica que precisam voltar a ser vendidos
Campeã de filas entre a garotada, a Casa da Mônica atraía quem tinha curiosidade para saber como eram os aposentos da residência da protagonista das histórias em quadrinhos. A Tumba do Penadinho, outro lugar muito concorrido, levava crianças para um percurso no escuro em que eram reveladas situações inusitadas com as figuras do vampiro, da múmia e do esqueleto. Algumas das antigas atrações poderão ser relembradas a partir de junho, no retorno do negócio ao mercado, depois da interrupção das atividades, em 2010.
A nova versão do parque, porém, ainda não tem data definida para abrir as portas. O projeto custou 38 milhões de reais, será 50% maior que o antecessor e faz parte das celebrações dos 80 anos do cartunista e empresário Maurício de Sousa, o criador dos personagens. “Trata-se do resgate do quintal perdido”, afirma. A obra ocupará o local onde até fevereiro deste ano funcionava o Parque da Xuxa, no Shopping SP Market, na Zona Sul.