Avatar do usuário logado
OLÁ,

Parque da Água Branca terá evento com Almir Sater, danças e gastronomia

‘Revelando SP’ é gratuito e visa valorizar a cultura tradicional do estado e a economia criativa

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jul 2022, 16h51
Última edição presencial do 'Revelando SP' foi realizada em 2019, no Parque da Água Branca.
Última edição presencial do Revelando SP foi realizada em 2019, no Parque da Água Branca. (Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

De quarta (20) até domingo (24), o Parque da Água Branca, na Zona Oeste, receberá o Revelando SP, um evento realizado que visa valorizar as tradições de São Paulo e a economia criativa. Organizado pela Secretaria Estadual de Cultura, o festival terá apresentações de Almir Sater, Rolando Boldrin, Marcelo Jeneci e Tetê Espíndola e de danças, feira gastronômica e de artesanato e exposições.

+ Escapadas da cidade: um roteiro de hotéis e pousadas próximos da capital

Ao todo, 100 cidades paulistas terão representantes, que se dividirão em 300 atividades. Outra atração do evento é um concurso de viola, no qual 16 violeiros finalistas – que já passaram por outras etapas da competição – vão concorrer nas categorias viola caipira contemporânea e viola caipira tradicional. Eles se apresentarão no sábado (23), e um júri especializado vai eleger os três melhores em cada uma das categorias. Os prêmios variam de 5 mil a 15 mil reais.

Na feira gastronômica, haverá comidas tradicionais de diversas regiões do estado como peixe azul marinho, farofa de içá, galinhadas, vaca atolada e virado a paulista. O evento também terá palestras para capacitar artesãos e cozinheiros que atuam com produtos artesanais no estado. As mentorias vão tratar sobre plano de negócios, estratégias digitais para presença na internet e adaptações de produtos para o mercado, em parceria com o Sebrae.

Os participantes do festival foram escolhidos após as prefeituras terem inscrito as tradições locais por meio de chamamentos públicos. Alguns exemplos são cantos e danças indígenas, catiras, congadas, manifestações da cultura cigana, cururus, dança de São Gonçalo, fandangos, folia de reis, sambas de bumbo, seresta e umbigadas.

Continua após a publicidade

A programação completa está no site do evento.

Serviço:

Revelando SP 2022
De 20 a 24 de julho
Dia 20 de julho, das 10h30 às 20h – Abertura oficial às 18h30
Dias 21, 22, 23 e 24, das 10h às 20h
Local: Parque da Água Branca | Avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca – São Paulo, SP
Entrada gratuita

Publicidade