Com a participação de setenta artistas convidados, a temporada 2015 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo terá homenagens a diversos compositores, como os austríacos Arnold Schoenberg e Richard Strauss e o alemão Felix Mendelssohn.
+ Sol Gabetta volta a tocar na Sala São Paulo
O tributo a Schoenberg também servirá de comemoração aos 80 anos do maestro Isaac Karabtchevsky, que comandará a formação em setembro.
Com o tema Lugares da Música, a Osesp fará 108 apresentações ao longo das 36 semanas da temporada, de fevereiro a dezembro. A temporada também inclui exibições da Orquestra de Câmara, do coro, do quarteto e os recitais.
+ Artistas fazem versão de ‘God Only Knows’
No total, serão 70 artistas convidados, entre maestros e solistas. Obras sinfônicas, concertantes, corais e de câmara de Mendelssohn preenchem a programação ao longo do ano, enquanto Strauss se faz presente em peças como Morte e Transfiguração e a ópera Salomé, que passam a ser interpretadas a partir de junho.
Além dos compositores, também serão lembrados o russo Alexander Scriabin, o austríaco Johannes Brahms e os 150 anos do dinamarquês Carl Nielsen. Iniciado em 2013, o ciclo de concertos em torno da obra do finlandês Jean Sibelius se encerra com exibições em abril e maio.
Precedido por Arvo Pärt, Alfred Schnittke, Witold Lutoslawski e Leornard Bernstein, que foram eleitos como “compositores transversais” entre 2011 e 2014, respectivamente, o japonês Toru Takemitsu terá a obra interpretada em algumas ocasiões ao longo do ano.