Oscar 2025: “Ainda Estou Aqui” vence categoria de melhor filme internacional
Longa é primeiro filme brasileiro a levar o prêmio e desbancou 'Emilia Perez', 'Flow', 'A Garota da Agulha' e 'A Semente do Fruto Sagrado'

“Ainda Estou Aqui” venceu a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 neste domingo (2). O longa brasileiro dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres é a primeira produção nacional a vencer o prêmio, e concorria contra “A Garota da Agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha) e “Flow” (Letônia).
A cerimônia aconteceu em Los Angeles, a partir das 21h (horário de Brasília), com apresentação do comediante Conan O’Brien. “Ainda Estou Aqui” também foi indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz.
O longa vencedor é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, e retrata o caso real vivido por sua família durante a ditadura. Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus cinco filhos têm uma vida de sonho, morando em uma casa em frente à Praia do Leblon.
Até que o pai é levado por militares para ser interrogado, o que instaura um clima de instabilidade no lar. A mulher tenta descobrir o paradeiro do marido na esperança de trazê-lo de volta, enquanto cuida dos cinco filhos sozinha.