Avatar do usuário logado
OLÁ,

Bom Retiro recebe festival de cinema das periferias do Brasil

O Olhar Periférico exibe 27 curtas-metragens de todas as regiões do Brasil entre os dias 2 e 5 de agosto

Por Júlia Rodrigues
Atualizado em 28 jul 2023, 11h28 - Publicado em 28 jul 2023, 06h00
firmina-teca-pereira-olhar-periferico-festival
Teca Pereira em 'Firmina' (2023): curtas das periferias. (Bruno Danielius/Divulgação)
Continua após publicidade

Além da PerifaCon, outro evento focado nas periferias é o Olhar Periférico Festival de Cinema, cuja segunda edição, a primeira presencial, acontece no Cineclube Oswald de Andrade, no Bom Retiro, de quarta (2) a sábado (5).

O circuito exibe 27 curtas-metragens produzidos nas periferias de todo o país, das comunidades presentes nas metrópoles aos pequenos municípios do interior do Brasil. “Queremos mostrar que existe uma produção muito rica nas ‘bordas’, fora dos grandes centros urbanos”, diz Francisco Gaspar, curador do festival.

Os curtas selecionados por ele vêm de dezessete estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá e Paraíba, e são divididos em quatro mostras competitivas, exibidas a cada dia: Olhar Jovem, com trabalhos de realizadores de até 29 anos de idade, Olhar Diversidade, que enfatiza as temáticas LGBTQIA+, Olhar Feminino, com produções feitas por mulheres, e Todos os Olhares, que engloba filmes fora das outras categorias.

+ Itaú Cultural abre exposição sobre a vida e obra de Milton Santos

“Fomos de 120 para mais de 400 trabalhos inscritos nesta edição. Só não recebemos filme do Acre”, conta Eduardo Santana, diretor do evento. A pequena sala do cineclube vai exibir curtas como Firmina (2023), única produção paulistana, de Izah Neiva, na qual a atriz veterana Teca Pereira vive uma senhora que ouve gritos de socorro vindos do apartamento vizinho.

Continua após a publicidade

“Muitos filmes retratam os problemas de morar na periferia, mas não é só isso. Temos drama, fantasia, animações”, diz Santana. Completa a programação a Mostra Cult, que exibe quatro longas-metragens do cineasta e produtor carioca Cavi Borges, o homenageado da edição.

Os filmes vencedores de cada uma das quatro mostras serão decididos por quatro jurados, todos vindos de periferias, e anunciados nas redes sociais da premiação no dia 6.

2º Olhar Periférico Festival de Cinema. Cineclube Oswald de Andrade. Oficina Cultural Oswald de Andrade, Rua Três Rios, 363, Bom Retiro. Qua. (2) a sex. (4), 17h (mostras competitivas) e 19h30 (Mostra Cult). Sáb. (5), 15h (mostras competitivas) e 18h (Mostra Cult). Grátis (retirar os ingressos uma hora antes). @olharperifericofestival. olharperifericofestival.com.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 2 de agosto de 2023, edição nº 2852

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade