Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Dia do Orgulho LGBTQIA+ tem programação especial na cidade

Confira opções de exposições, caminhada e mesas de conversas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 jun 2024, 21h15 - Publicado em 27 jun 2024, 21h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado nesta sexta-feira (28). A data homenageia as rebeliões de Stonewall, bar em Nova York que foi palco de manifestações, na mesma data em 1969, após a repressão e violência policial contra a comunidade queer no local.

    Em São Paulo, museus e entidades culturais promovem uma programação especial para celebrar o dia que é um marco para a comunidade no mundo todo.

    Confira abaixo um roteiro.

    CUIR SOU, notas sobre afetividade

    roteiro-dia-do-orgulho-expo-cuir-sou
    Obra de Mayara Ferrão – O Casamento, da Série Álbum dos Desesquecimentos (Divulgação/Divulgação)

    Está em cartaz na Galeria Verve, no Centro, CUIR SOU, notas sobre afetividade, exposição que reúne 42 obras, entre vídeo-performance, pintura, fotografia, desenho, escultura e instalação, de 33 artistas que versam sobre as afetividades das pessoas queer. Nomes como Lia D Castro, Karola Braga, iah bahia, Mayara Ferrão e Randolpho Lamonier estão presentes.

    Galeria Verve. Avenida São Luis, 192, Sobreloja 06 [Edifício Louvre], Centro. 3237-3247. Ter. a sex., 11h/18h. Sáb., 12h/17h. Até 3/8. vervegaleria.com

    Continua após a publicidade

    Mostra LGBT+VR

    roteiro-dia-do-orgulho-expo-imersiva
    Exposição de realidade virtual (Rodrigo Salles/Divulgação)

    Nos dias 28 e 29 de junho, a Prefeitura de São Paulo realiza a mostra LGBT+VR, composta por quatro exposições audiovisuais imersivas que apresentam a temática queer. A mostra gratuita é apresentada via óculos de realidade virtual e inclui as obras Queer Utopia, dirigida por Lui Avallos, Deeper, da Janaína Leite, Corpo Invisível, de Lia Kulakauskas e Secret iD, de Nivaldo Godoy.

    Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473, Centro. 2899-7370. Sex. (28), 12h/18h. Sáb. (29), 14h/18h. Grátis 

    Ocupação Adé Dudu (Museu Afro Brasil e Batekoo)

    Parte externa do Museu Afro Brasil, em um dia ensolarado, com pouco movimento.
    Fachada do Museu Afro Brasil (Museu Afro Brasil/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    O Museu Afro Brasil Emanoel Araújo preparou uma programação especial para sexta (28) e sábado (29) em parceria com a Batekoo, coletivo e plataforma de ações artísticas, culturais e educativas. Em uma união do setor pedagógico das duas instituições, será realizada a Ocupação Adé Dudu no espaço cultural. Haverá mesas de diálogo, exibição de filmes e uma oficina gratuita de formação em discotecagem exclusiva para o público trans/travesti. As inscrições estão abertas no site do museu. Aqueles que comparecerem sem inscrição prévia poderão participar, mas não receberão certificado.

    Museu Afro Brasil Emanoel Araújo. Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana. Sex. (28), 19h. Sáb. (29), 10h às 16h. Grátis. 

    Rolezinho Peripatético | No Paiçandu Deixem Meu Sexo (Museu da Diversidade Sexual e Casa Mário de Andrade)

    As duas instituições realizam no próximo sábado (29) a atividade que combina os tradicionais “Rolezinho”, do Museu da Diversidade Sexual, e “Encontro Peripatético”, da Casa Mário de Andrade.

    A ação convida o público a uma caminhada pelo Centro Novo de São Paulo, explorando espaços que dialogam tanto com a obra e biografia do escritor paulista quanto com a história de profissionais do sexo e de pessoas LGBTQIA+. Ainda acontece uma roda de conversa com o tema “Dissidência sexual e literatura em Mário de Andrade”, que será realizada no mesmo dia, 29/06, às 15h, no museu Casa Mário de Andrade.

    Continua após a publicidade

    As inscrições podem ser realizadas no site poiesis.education1.com.br até esta sexta-feira (28). Serão disponibilizadas 30 vagas para participação presencial.

    Ponto de encontro: Museu da Diversidade Sexual (estação do metrô República). Sáb.(29), às 15h. Grátis.

    Compartilhe essa matéria via:

     

    Publicidade

    Publicidade