Novo instituto em Pinheiros promete ser a “casa da fotografia” de SP
O equipamento abre as portas na sexta (12) com uma exposição sobre o Largo da Batata

Pinheiros, em São Paulo, ganha mais um equipamento cultural a partir desta sexta-feira (12). Chamado Instituto ViaFoto, o local ocupa um espaço de mil metros quadrados na região do Largo da Batata e é totalmente voltado para a fotografia como arte, memória e instrumento de transformação social.
Presidido pelo empresário David Feffer, presidente do conselho de administração da Suzano SA, a novidade, que se trata de uma organização sem fins lucrativos (ONG), promete ser a nova casa da fotografia em São Paulo e consolidar a capital como referência internacional na área.
Uma solenidade para a abertura aconteceu nesta terça-feira (9) para convidados. Na sexta, a exposição inaugural Largo: Entretempos fotográficos, com curadoria de Rodrigo Villela, traz olhares de diversos fotógrafos para a região que sedia o instituto conversando sobre as transformações do espaço.
A mostra exibe imagens de ícones da fotografia brasileira, como Bob Wolfenson, Caio Reisewitz, Claudia Andujar, Claudia Jaguaribe, Claudio Edinger, Cristiano Mascaro, João Farkas, Maureen Bisilliat e Nair Benedicto.
Além de novos nomes, que estão se consolidando e destacando no cenário, como Gui Christ, Luiza Sigulem, Marcela Novais, Marcos Piffer, Shinji Nagabe e Wendy Andrade.
A proposta é uma conversa entre as diferentes gerações da fotografia do Brasil. A visitação é gratuita.